A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) iniciou este mês uma nova etapa do projeto de prevenção às drogas e a ocupação social dos jovens. O objetivo é frear o registro de ocorrência de crimes envolvendo os jovens, com idade entre 15 a 24 anos, hoje a faixa etária que aparece com a maior taxa de homicídios dolosos no Estado.
Numa ação conjunta, e que será articulada pela SSP, foi criado o Grupo Integrado de esforço Anti-drogas, que terá a participação dos Conselhos Estadual de Entorpecentes (Conen) e Conselhos Municipais (Comen e COMADs), das prefeituras e secretarias da Saúde e Educação.
Antes de ser uma ação de governo, o trabalho de prevenção precisa ser tratado como interesse do Estado. O prefeito que assumir o cargo no dia 1º de janeiro de 2009, e que quiser contribuir com o sistema de Segurança Pública, precisa ter em mente que o foco maior deve ser o de buscar, rápido e urgentemente, a implantação de políticas públicas na área social (educação, esporte, cultura, saúde) de forma a ocupar o jovem e evitar que ele se transforme em um delinqüente. Trabalhar a prevenção é a melhor receita para criarmos um cidadão ao invés de um olheiro do tráfico.
A revitalização de espaços públicos, a boa iluminação pública, o saneamento básico em áreas de risco vão trazer, além de melhoria na qualidade de vida, bons resultados para o sistema de Segurança Pública. Uma praça de esportes e lazer, bem cuidada, espanta o bandido, uma rua, bem iluminada, afasta o traficante. Na outra ponta precisamos agir para a implantação no currículo da rede pública de ensino de disciplinas transversais sobre drogas e cidadania.
A Segurança Pública está fazendo a lição de casa. O PROERD (Programa de Orientação e Resistência às Drogas),tem cumprido com a sua missão de orientar e informar os adolescentes e jovens sobre os malefícios das drogas. Em 10 anos de atuação mais de 60 mil estudantes foram ‘vacinados’ contra as drogas. Mas queremos mais. O projeto escola integral, que ocupe o jovem nos dois turnos, é um bom começo.
Ronaldo José Benedet
Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão