Prefeitura de Florianópolis cria novos serviços para atender contribuintes
No encontro, ficou acertado para o dia 17, na sede do CRCSC, o lançamento de dois novos serviços: o Fiac (em que o contador poderá atualizar online o cadastro de seus clientes) e uma versão mais moderna do Sefinet. Os dois serviços exigirão certificação digital e prometem reduzir sensivelmente as filas no Pro-Cidadão.
Para Loureiro, esses avanços foram possíveis graças a parceria que a Prefeitura mantém com a classe contábil, por meio do CRCSC e do Sescon Grande Florianópolis. “Foi uma contribuição decisiva para que pudéssemos aprimorar e agilizar a prestação de nossos serviços”, disse. De acordo com o prefeito em exercício, nesse processo, as diretorias das duas entidades se destacaram pela competência e postura ética.
Presente ao encontro, o presidente do Sescon Grande Florianópolis, Augusto Marquart Neto, ressaltou que os novos serviços facilitam o trabalho do profissional da contabilidade, que poderá executar uma série de procedimentos sem sair do seu escritório, via internet. Já o presidente do CRCSC, Sergio Faraco, avaliou que os reflexos positivos serão sentidos não apenas pelos contadores e seus clientes, mas por toda a sociedade.
Confira abaixo os novos serviços
Quem tem dívidas com a Prefeitura (IPTU, ISS, taxas ou parcelamentos em atraso) pode renegociar o valor diretamente pela internet, no site www.pmf.sc.gov.br.
Nota fiscal de prestação de serviço avulsa – pode ser obtido no site www.pmf.sc.gov.br/receita. O sistema também gera o documento de arrecadação para pagamento do imposto e da taxa de expediente.
Boleto recalculado – o contribuinte pode emitir a segunda via de um documento de arrecadação que já venceu com uma nova data de pagamento. O boleto sai com o valor já atualizado e pode ser pago em qualquer banco.
Fiac – serviço que será lançado dia 17, permite que o contador atualize os dados cadastrais de seus clientes pela internet, usando certificação digital.
Sefinet Web – o programa, que antes era instalado no computador dos contabilistas, passará a ser disponibilizado na internet. Dessa forma, o contador poderá acessar o programa de qualquer computador, via certificação digital. Também será lançado dia 17.
Rastreabilidade de processo – facilita o gerenciamento das informações e reduz o tempo de resposta.