O Dia Mundial do Turismo é celebrado no dia 27 de setembro, desde 1980. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo e tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural.
ACIF e o turismo da cidade
Por água, terra ou ar, a ACIF sempre esteve presente na consolidação da atividade turística de Florianópolis, uma trilha econômica indispensável para o desenvolvimento.
O incremento do turismo na capital e em todo o Estado sempre esteve na ordem do dia. A ACIF ao longo dos anos manteve parcerias com diversas entidades, destacando nossos diferenciais competitivos do setor.
Nos anos 60, quando o Governador Ivo Silveira criou o primeiro Conselho Estadual de Turismo, presidido pelo Secretário da Casa Civil, Dib Cheren, teve a participação dos empresários Antônio Pereira Oliveira e Valter da Luz. Na oportunidade, foi criado o Deatur, Departamento Autônomo de Turismo, sendo diretor o empresário Armando Luiz Gonzaga.
Em 1978, o Governador eleito Jorge Bornhausen, na elaboração do seu plano de governo, em uma reunião plenária na ACIF presidida por Osvaldo Moritz e com a participação dos empresários Estanislau Emílio Bresolin e Nilton Ramos recebeu o documento da entidade com propostas para uma política voltada ao desenvolvimento do turismo.
Na oportunidade, o documento foi apresentado pelo empresário Antônio Pereira Oliveira, diretor e fundador da primeira agência de turismo de Florianópolis, Ilhatur e membro da Comissão de Turismo da ACIF.
Ao assumir o governo do Estado em 1979, Jorge Bornhausen, criou a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e destaque para a Companhia Estadual de Turismo, hoje Santur, desenvolvendo e ampliando o trabalho de promoção e divulgação a nível nacional e internacional.
Turismo e Cultura
Foi com apelo em prol do turismo que a Associação estimulou suas empresas a contribuir com os primeiros recursos que, somados às
verbas do SPHAN e aos meios fornecidos pela Universidade Federal de Santa Catarina, permitiram a realização da restauração inicial da Anhatomirim e Santo Antônio.
A restauração do magnífico conjunto das fortalezas e fortes integrantes do Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina no Século XVIII, impulsionaram o turismo. Nos anos 80 a Comissão de Turismo da ACIF, que contava com a participação das entidades do trade turístico, iniciou a luta em prol da internacionalização do aeroporto Hercílio Luz, com as obras de ampliação do terminal de passageiros inaugurado em 1987, para em seguida se tornar Aeroporto Internacional de Florianópolis.
Ao longo dos anos a Associação Empresarial de Florianópolis liderou nas ações de promoção do turismo de negócios, permitindo que a cidade tenha turismo o ano todo, não só durante a temporada e na construção de equipamentos turísticos como centro de eventos e marinas.