Em mais de 100 anos de história, a ACIF conquistou representatividade e legitimidade na atuação pelo desenvolvimento econômico de Florianópolis. Pautada sempre na ética e na transparência, a associação tem orgulho em fazer parte da história e de contribuir com o empresariado e com toda a comunidade florianopolitana.
Em 2016, a ACIF criou um documento com propostas e um Termo de Compromisso, que foram encaminhados aos candidatos das eleições municipais. Em resposta a esta iniciativa, foi criada, em 2017 pelo vereador Miltinho Barcelos (DEM), a Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, com o objetivo de articular, debater e encaminhar ações conjuntas entre parlamentares e entidades da sociedade civil organizada, que participam do desenvolvimento econômico da cidade. E em 2020, o Pacto Floripa veio para reforçar e atualizar as diretrizes destas propostas. E, ainda, trazer um planejamento estratégico pensando Florianópolis como referência mundial em turismo, tecnologia, educação, e saúde e bem viver.
O que é a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Econômico de Florianópolis
A Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, criada e presidida pelo vereador Miltinho Barcelos, tem o objetivo principal de aproximar a iniciativa privada das tomadas de decisões do poder público.
A Frente é composta por parlamentares de diversos partidos e por Entidades da Sociedade Civil. Representando mais de 80% do setor produtivo de Florianópolis, hoje, 16 Entidades da Sociedade Civil integram a frente, incluindo a ACIF, que participa de forma ativa desde a criação da iniciativa.
Em quatro anos de existência, foram 36 encontros, focados em propostas, ações e pautas do interesse da classe empresarial.
Como funciona a Frente Parlamentar
É realizado um filtro dos projetos protocolados na Câmara de Vereadores e as matérias mais relevantes são discutidas nas reuniões da Frente Parlamentar. Após consenso entre os membros presentes, é feita uma manifestação com o posicionamento (favorável ou contra) da Frente Parlamentar. A manifestação busca fortalecer o entendimento das Entidades da Sociedade Civil e impactar no momento da tramitação do Projeto de Lei.
Quais foram os resultados até agora do trabalho da Frente?
A Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico de Florianópolis já debateu 161 projetos. Destes, foi contra 103 projetos, que prejudicavam o desenvolvimento ou a instalação das empresas no Município. Destes 103 projetos que obtiveram manifestação contrária, 81 foram arquivados.
Segundo estudo feito por Miltinho com a Frente Parlamentar, o arquivamento destes projetos garantiu, de 2017 a 2020, uma economia de mais de 187 milhões de reais para Florianópolis. O trabalho da Frente Parlamentar demonstra como o setor pode ser unido e trazer resultados significativos para o crescimento econômico da cidade.
Com a união de parlamentares e sociedade civil, a Frente continua a lutar por mais estímulo às empresas, garantia de novos empregos, valorização ao consumo na região, fomento ao turismo e pelo crescimento de nossa Florianópolis.