Negociar não é uma tarefa simples. Além de todo aspecto financeiro envolve interesses muitas vezes conflitantes de cada parte e, se o debate for mal interpretado, pode até acabar com a relação de negócios que havia ali. Entretanto, a negociação é uma habilidade que pode ser treinada, estudada e com o tempo e a experiência vai se tornando cada vez mais tranquilo defender seus interesses.
Veja o outro como um igual:
A negociação deve ser justa e rentável para todos. Nunca chegue para fechar um negócio com a intenção de vencer um oponente. A palavra-chave é empatia. Procure entender o que o outro precisa, o porquê ele está pedindo uma condição específica. Aproxime-se.
Equilíbrio e inteligência emocional:
É um erro comum se deixar levar pelas emoções ao longo de uma negociação difícil. Raiva, medo, ansiedade e nervosismo são obstáculos para a resolução de qualquer debate. Se você está negociando, é porque aquilo já está em um ponto sensível. Prepare-se bem, argumente com responsabilidade e mantenha seu temperamento controlado.
Saber convencer:
O bom negociador convence a outra parte de que sua oferta é a melhor saída. Este controle só é possível com uma boa estratégia e depois de entender o outro. Por exemplo, o cliente que pede desconto em uma loja. Muitas vezes ele tem o dinheiro para pagar, mas está em busca de segurança e preço bom. Cabe ao vendedor entender esta posição e jogar com o que tem à disposição para fechar uma venda rentável para ambos.
Honestidade ao manipular:
Negociar muitas vezes passa por orquestrar as condições a seu favor, e para algumas pessoas, isso pode soar como algo desonesto. Uma proposta colocada no momento errado da negociação pode por tudo a perder. Portanto é sempre importante valorizar os aspectos positivos do seu ponto de vista. Uma coisa é manipular as informações a seu favor. A outra é ser desonesto e mentir para obter vantagem.
Alguns empresários já sofreram por anos com o arrependimento de um acordo ruim. Por isso, saber negociar é fundamental para a saúde da sua empresa e para evitar seu próprio sofrimento.
Preparo, paciência e empatia são o caminho. E conte sempre com a ACIF, pois estamos ao seu lado nesta caminhada. Até a próxima!