A última terça-feira (21) foi marcada pela comemoração dos 24 anos da Regional ACIF Canasvieiras, em um evento no Sapiens Parque. A ocasião também marcou o lançamento do segundo distrito criativo que faz parte do Programa de Desenvolvimento Regional da entidade, justamente para alavancar esta importante área do norte da Ilha. Depois do projeto Estreitar, anunciado em junho com planos para o desenvolvimento dos bairros Estreito, Canto e Balneário, no Continente, foi a vez de Canasvieiras apresentar suas ideias de crescimento ordenado para os próximos anos.
A comemoração também marcou a ousada iniciativa de revitalização de outras quatro regiões da Capital – Lagoa da Conceição, Sul da Ilha, Ingleses e Centro. Tudo faz parte do Pacto Floripa, desenhado há um ano pela ACIF, em parceria com dezenas de entidades e instituições da cidade e entes do poder público, com o intuito de preparar a capital dos catarinenses para a retomada econômica pós-pandemia.
Remotamente, o encontro de empresários, diretores e população contou com a presença virtual de Josep Piqué, um dos idealizadores do projeto 22@ Barcelona e presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) – uma referência no novo urbanismo em todo o mundo. “O exemplo da municipalidade, com liderança e infraestrutura, deve seguir também com os investimentos privados. Desta forma, todos ganham em diálogo, atração e centralidade, que reverbera nos negócios, lazer, turismo e mobilidade”, enfatizou.