Debate
Vice-presidente da comissão da reforma tributária, Edinho Bez (PMDB) acompanha hoje, na Capital, a palestra do presidente do Conselho de Administração do Sebrae/RS, Luís Roberto Andrade Ponte. Ex-ministro da Casa Civil de Sarney, Ponte fará uma abordagem tributária na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), atendendo a convite também da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
Edinho receberá o documento de 60 páginas, elaborado pela Acif.
(AN, Claudio Prisco, 28/07)
Impostos
Acif lança proposta
Associação Comercial e Industrial de Florianópolis lança proposta de reforma tributária, um documento de 60 páginas, em almoço nesta segunda-feira, promovido pela revista "Líder Capital". O ex-ministro e ex-deputado federal Luis Roberto Ponte, autor do livro "Capitalismo sem Miséria", é o palestrante convidado do evento.
(Notícias do Dia, Economia, 26 e 27/07)
Colaboração
Nesta segunda-feira estará sendo apresentada oficialmente, pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, a proposta de reforma tributária. É um documento de 60 páginas expondo um estudo do sistema tributário nacional e apresentando alternativas para torná-lo mais simples, desburocratizado e eficiente. Segundo o presidente da Acif, Dilvo Tirloni, com a redução no número de impostos e da isenção, a tendência é criar um ambiente favorável ao crescimento econômico sustentado, gerando emprego e renda.
(Notícias do Dia, Paulo Alceu, 26 e 27/07)
Dilvo Vicente Tirloni, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), na próxima segunda-feira, faz o lançamento da proposta de reforma tibutária da entidade. O evento ocorrerá durante almoço, no Lira Tênis Clube, e contará com a presença do ex-ministro Luis Roberto Andrade Ponte, além de diversas autoridades e empresários.
(Notícias do Dia, Moacir Benvenutti, 26 e 27/07)
Evento da Acif
Importantes lideranças políticas e empresariais catarinenses se reúnem, segunda-feira, em um almoço no Lira Tênis Clube para o lançamento oficial da proposta de reforma tributária da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). O evento terá a presença do ex-ministro Luis Roberto A. Ponte, que fará uma palestra.
(AN, Adri Buch, 26/07)
Congresso Empresarial
Florianópolis vai receber entre os dias 12 e 14 de novembro o Congresso Empresarial Catarinense da Facisc e da Acif. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de agosto. Inscrições e informações no site www.congressoempresarial.com.br ou pelo telefone (48) 3028-8844.
(DC, Serviço, 28/07)
Revolução tributária, por Dilvo Tirloni *
O empresário e o trabalhador brasileiros vivem – talvez fosse melhor dizer sobrevivem – em uma realidade tributária absolutamente desfavorável ao empreendedorismo, à geração de empregos e à produção de riqueza. Por isso, mais do que de uma reforma, precisamos de uma "revolução" tributária, um movimento que alcance todo o setor público e modifique de forma significativa algumas práticas dos gestores brasileiros, como o descaso com o equilíbrio entre as colunas de receitas e despesas públicas. Afinal, o gasto excessivo do governo está diretamente associado ao tamanho da carga tributária carregada pelos contribuintes – e também ao seu crescimento constante. Para que as mudanças ocorram, governo, trabalhadores e empresas precisam sentar juntos à mesa de negociação. Um passo nessa direção foi dado pelo núcleo de reforma tributária da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). Depois de várias reuniões semanais iniciadas em setembro de 2007 – encontros que reuniram economistas, administradores, advogados, contadores, entre outros especialistas – chegamos a uma proposta objetiva, que será apresentada a sociedade na próxima segunda-feira. A proposta de "revolução" tributária da Acif tem alguns pontos principais – e parte da certeza de que é preciso reduzir o tamanho da carga tributária em 1% do PIB ao ano até que se atinja o percentual de 30% do PIB. Uma das medidas defendidas é a institucionalização do Imposto sobre Movimentação Financeira (IMF), com alíquota baixa, que substitua o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e possibilite a eliminação dos encargos sociais cobrados do setor empresarial. Além disso, a proposta prevê a eliminação da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e a instituição de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) que substitua seis tributos – entre eles o ICMS. Temos que recuperar os ideais da Constituição de 1988 sobre a divisão da arrecadação, que previa 50% para a União, 25% para os Estados e 25% para os municípios.
* Presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif)
(DC, Artigos, 26/07)
Congresso Empresarial Catarinense está programado para novembro
FACISC e ACIF colocam foco nos empresários
– Florianópolis vai receber entre os dias 12 e 14 de novembro o Congresso Empresarial Catarinense da FACISC e da ACIF, que vai abrigar ainda o 12° Encontro Estadual do Empreender, 14° Encontro Estadual da Mulher Empresária, 8° ECAJE – Encontro Catarinense do Jovem Empreendedor, 1° Encontro Sul Brasileiro da Mulher Empresária e 1° Feira de Soluções Empresariais.
Programação
O congresso está estruturado para atender os setores do comércio, indústria e serviços. O encontro pretende reunir expoentes do cenário empresarial que procuram a oportunidade de realizar bons negócios, trocar idéias, experiências e ampliar a rede de contatos.
Inscrições
Encontram-se abertas e podem ser feitas até o dia 20 de agosto com desconto e com a opção de parcelamento em até três vezes.
Mais
www.congressoempresarial.com.br
48- 3028.8844
(AcontecendoAqui, 22/07)
OFERTA – A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) faz o lançamento oficial de sua proposta de reforma tributária no próximo dia 28. O documento vem sendo elaborado desde outubro de 2007, com a participação de advogados tributaristas, administradores, contabilistas e contadores. A palestra será do ex-ministro e ex-deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Luis Roberto Ponte.
(AN, Claudio Prisco)