Desafios para Florianópolis
Candidatos à prefeitura da Capital opinam sobre o crescimento da cidade
A Capital catarinense atrai cada vez mais moradores que buscam qualidade de vida e proximidade com sua natureza exuberante. Florianópolis cresce 3,2% ao ano, o dobro da média nacional.
Mantendo esse ritmo, em 2020 serão cerca de 620 mil moradores vivendo na cidade. Para acolher os novos habitantes, serão necessárias pelo menos 56 mil novas casas nos próximos 12 anos.
É o que revela projeção realizada pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) com base em estatísticas do IBGE. O estudo, denominado "Refundação orgânica para uma cidade feliz" e entregue a todos os candidatos à prefeitura, demonstra que a organização do trânsito será outro desafio. Com o ritmo de crescimento verificado em 2007, a Capital catarinense terá 150 mil novos veículos até 2020.
Principal instrumento de controle da ocupação do solo e das políticas de desenvolvimento das cidades com mais de 20 mil habitantes, o Plano Diretor (PD) de Florianópolis está sendo reavaliado numa discussão que, pela primeira vez, envolve todas as comunidades.
– A nossa principal contribuição é pensar alguns conceitos que são fundamentais para se estruturar um PD. Qual é o modelo de cidade que Florianópolis pretende implantar, na medida em que o modelo que está aí é insustentável? – questiona César Floriano dos Santos, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e um dos membros do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo.
Na avaliação de Santos, o atual PD, aprovado em 1997, é "desenvolvimentista e parte do princípio que o território da Ilha é infinito".
O presidente da ACIF, Dilvo Vicente Tirloni, concorda. No documento enviado aos candidatos, ele registra que "o foco deve ser metropolitano, continuar perseguindo o ideal de eliminar as favelas no município. Reconstruir onde possível, retirar as famílias dos pontos de risco, construir consórcios públicos com outros municípios para solução dos problemas".
O futuro
Crescimento populacional estimado
2007 / 369.723
2020 / 620.452
2025 / 719.282
2030 / 813.802
Evolução estimada da frota de veículos
2007 / 197.114 mil
2020 / 345 mil
2030 / 542 mil
Fonte: Dados do IBGE com previsão da ACIF
Vida Real
"A série Vida Real busca saber a posição dos candidatos sobre temas controversos da cidade, que não fazem parte do cardápio de generalidades das campanhas. A fim de ajudar o eleitor a descobrir o que pensam, de fato, os candidatos, as questões são formuladas no sentido de detectar o compromisso real de quem postula à administração da cidade."
O que é o Plano Diretor
O Estatuto das Cidades define o Plano Diretor como sendo instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas. Diz, ainda, que o PD deverá conter a delimitação das áreas urbanas onde poderá ser aplicado o parcelamento, edificação ou utilização compulsórios, considerando a existência de infra-estrutura e de demanda para utilização.
(DC, Política, 31/08)
Equipotel
A Acif, de Florianópolis, organiza missão empresarial à Nova Equipotel 2008, que ocorre de 15 a 18 de setembro, no Anhembi, em São Paulo. Os interessados têm até o dia 11 para se inscrever. Telefone (48) 3269-4111.
(AN, Serviço, 31/08)