Resumo Temporada 2011-12
ECONÔMICO
O comércio Norte da Ilha apresentou um índice de acréscimo de aproximadamente 15% se comparado com a temporada anterior – segundo ACIF Canasvieiras constatou após relato de associados na primeira reunião de diretoria do ano. Segundo ramo hoteleiro os aluguéis de balcão foram bons, esta leitura aponta para uma boa temporada – uma vez que em temporadas abaixo do esperado a melhor opção é a pré-venda para operadoras e agências de viagens por valores mais baratos. O reflexo no todo destas leituras aponta que em termos econômicos a temporada foi boa. Notou-se de forma crescente turismo e incide diretamente no atendimento do turista.
QUESTÕES IMPORTANTES
Na segurança destacamos a implantação e funcionamento das Câmeras de Monitoramento, onde faltaram contemplar algumas praias. Porém há muitas reclamações quanto a “pronta-resposta” da polícia às ocorrências verificadas nas câmeras. Falta ainda a construção da 7ª Delegacia de Polícia e Central Plantão Policial em Canasvieiras. No dia 26 de março de 2012 estiveram presentes em reunião de diretoria: Ilson José da Silva, Delegado da 7a DP, Sebastião dos Santos, Presidente do Conseg Canasvieiras, Augusto Torquato Júnior, Sub-Comandante do 21o BPM/PMSC, Hamilton Pacheco da Rosa, Secretário da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão e o Chefe da Guarda Municipal, Rodrigo Bassi para debaterem sobre a segurança da última temporada 2011-12 comparando-a com 2010-11. A principal conclusão é que o contingente de policiais está defasado, dificultando desta forma o bom andamento dos trabalhos desenvolvidos pela polícia civil e militar.
Sobre o trânsito a duplicação da obra na SC-401 também foi de elevada importância – mas que faltou iluminação no trecho Elevado de Ingleses a Trevo de Canasvieiras, bem como algumas passarelas para fortalecer a segurança na via. A duplicação da SC-403 começa a ser um problema urgente a ser resolvido na questão de trânsito.
O alargamento de praia na Baía de Canasvieiras permanece parado, onde devem ser feitos os estudos pedidos pela FATMA para expedição da licença ambiental. O Vereador Célio Bento esteve presente na reunião de Diretoria do dia 02 de abril de 2012 informando que está trabalhando para formar um grupo de técnicos que abordarão este assunto.
Sobre a balneabilidade 50 milímetros de chuva que caíram no final de semana 11/12 de Fevereiro fizeram com que ocorresse o transbordamento de esgoto do lençol freático para a praia de Canasvieiras acusando água imprópria para banho em todos os pontos de coleta da FATMA. A praia é o único produto do norte da ilha, não há teatros, cinemas e nem locais apropriados para apresentações culturais. A ACIF Regional Canasvieiras tentou contato com a Vigilância Sanitária e Casan, convidando os mesmos para as reuniões de Diretoria para esclarecerem informações sobre as fiscalizações na temporada 2011-12 e o andamento do Projeto Cidade Saudável. No entanto, não tivemos retorno de ambas as partes.
Houve surto de doenças oriundas em parte pela balneabilidade afetada onde hospitais regionais ficaram lotados e as pessoas esperavam até três horas para receber o atendimento.
Acerca do centro de convenções que vai ajudar na temporada por manter o emprego das pessoas durante o ano todo e prover uma melhoria enorme da qualidade dos serviços da região foi assinada ordem de serviço 1 de Março e até o momento as obras não reiniciaram.
Últimos encaminhamentos:
1) Alargamento de Praia: Na reunião de Diretoria do dia 02 de abril de 2012 o Vereador Célio Bento disse que ainda faltam alguns estudos que foram solicitados pela FATMA e que está montando um grupo de técnicos para trabalhar sobre este assunto.
2) Balneabilidade, Água e Esgoto: Em reunião de Diretoria comparamos os dados da FATMA, referente a balneabilidade, nas praias do Norte da Ilha na temporada de 2011-12 com 2010-11 e conclui-se que nada mudou. Desta forma, destaca-se a necessidade de criarmos um grupo de trabalho para trabalhar este assunto. Continuamos aguardando a apresentação da Vigilância Sanitária e Casan para a apresentação das ações realizadas até o momento apresentadas no Programa Cidade Saudável.
3) Centro de Convenções: A ordem de serviço para início das obras do Centro de Convenções de Canasvieiras foi dada no dia 01 de março de 2012. No entanto até o momento elas não começaram e estamos trabalhando formas para acelerar este reinício.
4) Segurança: Estveram presentes na reunião de Diretoria do dia 26 de março, as autoridades: Ilson José da Silva, Delegado da 7a DP, Sebastião dos Santos, Presidente do Conseg Canasvieiras, Augusto Torquato Júnior, Sub-Comandante do 21o BPM/PMSC, Hamilton Pacheco da Rosa, Secretário da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão e o Chefe da Guarda Municipal, Rodrigo Bassi. A conclusão que se obteve ao retratarmos a temporada 2012-11, comparando-a com 2010-11, foi que falta contingente. Estamos elaborando junto com as entidades um ofício que será enviado ao Governador Raimundo Colombo, pedindo mais policiais para trabalhar na região Norte da Ilha. Novidade: A nova sede da 7DP está em processo de licitação.
5) Ambulantes: Após o resultado de 88.000 produtos recolhidos pela Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, a Câmara de Lojistas de Canasvieiras recomeçará suas atividades no dia 11 de abril, às 10h, na ACIF Regional Canasvieiras, sob coordenação do Sr. Juarez Amaral de Andrade Júnior. Todos os interessados deverão participar.
Destacamos que a Câmara de Lojistas de Canasvieiras, coordenada pelo Sr. Juarez Amaral de Andrade, em suas ações voltadas aos ambulantes ilegais, foram de enorme importância, ressaltando que a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão – Hamilton Pacheco da Rosa e o Diretor da Guarda Municipal Ivan Couto Junior atingiram o incrível número de mais de 88.000 (OITENTA E OITO MIL) produtos ilegais recolhidos. Informamos que as reuniões da Câmara de Lojistas de Canasvieiras retornarão suas atividades a partir de 11 de abril de 2012.
As entidades e autoridades que estiveram presentes nas reuniões da Câmara de Lojistas em 2011 foram:
1) 21o Batalhão da Polícia Militar do Norte da Ilha – Comandante e Tenente Coronel Sr. Silvio Gomes Ribeiro;
2) SESP – Secretaria Executiva de Serviços Públicos – Secretário José Carlos Rauen;
3) COMCAP – Companhia Melhoramentos da Capital – Presidente Marius Bagnati;
4) Câmara Municipal de Vereadores – Vereador Edinon Manoel da Rosa (Dinho);
5) Guarda Municipal de Florianópolis – Chefe de Operação Rodrigo Bassi Astromecas
6) Vigilância Sanitária – Assessor Técnico Alvimar Silva
7) Agência Banco do Brasil – Gerente Evandro L. Sousa
8) AMOCAN – Associação dos Moradores de Canasvieiras – Daniel Schoroerder
9) PMF – Prefeitura Municipal de Florianópolis – Prefeito Municipal Dário Berger
Fortalecendo os laços entre entidades e lideranças, em cada reunião de diretoria convidamos uma entidade representativa, e assim unimos forças em busca resultados positivos. As entidades e lideranças que já nos visitaram em reunião de diretoria foram:
1) Rotary Club Ilha Norte – Sr. Olmar Rodrigues;
2) SOS Canasvieiras e Eco & Ação – Sr. Sílvio Saad;
3) AMAPESCA – Sr. Joel de Souza Brito;
4) Sapiens Parque – Sr. José Eduardo A. Fiates;
5) CONSEG Canasvieiras – Sr. Sebastião dos Santos;
6) Associação Praia Brava – Sr. Honorato Antonio Tomelin;
7) Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Sanitária) – Anselmo Granzotto;
8) CASAN – Coordenador de Equipe Fiscal Sr. Luiz Carlos Libânio, Engenheiro Chefe do Setor Operacional de Esgoto Sr. Lucas Arruda, Gerente de Construção Sr. Fábio Krieger, Gerente Regional da Grande Florianópolis Sr. Marcelino Dutra;
9) UNISUL Campus Norte da Ilha – Sr. Silvio Hickel do Prado;
10) AMOCAN – Sr. Daniel Schoroerder;
11) Convention & Visitors Bureau – Sr. Eugênio Neto;
12) Centro Sul – Sr. Carlos Miranda;
13) ABEOC-SC – Sr. Marco Aurélio Floriani;
14) AMPOCAL – Sr. Alfeu Parro dos Santos;
15) AJIN – Luiz Carlos Zucco;
16) Intendente de Canasvieiras – Sr. Rosalvio Anibal Alves;
17) Conselho Paroquial de Ponta das Canas – Sra. Marinei Kuhnen;
18) AMOJU – Associação dos Moradores de Jurerê Tradicional – Sr. Roberto Augusto Carvalho Lajus;
19) Habitasul – Andrea Druck;
20) Câmara Municipal de Vereadores – Vereador Célio Bento;
21) Jornal Floripa Norte da Ilha – Sr. Agostinho Nicolini;
22) CONSEG Jurerê/Daniela/Forte/Ratones – Sr. Edson Guimarães;
23) Intendente de Canasvieiras – Nilton Pacheco;
24) SERTE – Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação – Presidente Jorge Arthur Cameu.
25) AMSAL – Associação dos Moradores de Santo Antônio de Lisboa – Presidente Cláudio Agendor de Andrade;
26) 7a DP – Delegado Ilson José da Silva;
27) 21o BPM /PMSC– Sub-Comandante Augusto Torquato Júnior;
28) Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão – Secretário Hamilton Pacheco da Rosa;
29) Guarda Municipal – Chefe Rodrigo Bassi.