Celebração dos 97 anos da entidade será na próxima terça-feira (15), às 19h, no Teatro Pedro Ivo. Na confraternização, serão conhecidos os vencedores da segunda edição do Prêmio ACIF de Jornalismo e haverá homenagem a empresas e personalidades de destaque. Espetáculo Tangos & Tragédias fecha o evento.
Uma grande festa de confraternização na próxima terça-feira (15), no Teatro Pedro Ivo Campos, vai marcar os 97 anos da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Neste dia, serão homenageados os associados mais antigos e serão entregues a Ordem do Mérito Empresarial, e as medalhas Carl Hoepcke e Emílio Blum para empresas, instituições e personalidades de destaque. O evento terá apresentação especial do espetáculo Tangos & Tragédias, que há duas décadas reúne música, humor e teatro, levando diversão ao público.
Além destas distinções, na mesma data serão conhecidos os vencedores da segunda edição do Prêmio ACIF de Jornalismo. Nesta edição, concorreram trabalhos inscritos nas categorias Impresso, Rádio, TV, Web, Melhor Programa de Entrevistas (TV/rádio) e Mídia Regional, além da categoria especial do Júri para a melhor entre todas as matérias inscritas, independente da categoria. Os vencedores ganharão iPads e o Prêmio Especial do Júri levará também R$ 5 mil em dinheiro.
“Próximo ao seu centenário, a ACIF tem muito que comemorar. O tempo passou e a iniciativa de seus primeiros empreendedores germinou, cresceu e vem cumprindo seu papel de dar apoio aos negócios de seus mais de três mil associados e de colaborar para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida na Capital catarinense”, diz o presidente da entidade, Doreni Caramori Júnior.
Cerca de 800 convidados são esperados, entre associados, empresários de todo o estado, autoridades políticas, representantes de entidades de comunicação e de associações empresais, jornalistas entre outros.
Homenagens
A Ordem do Mérito Empresarial será uma homenagem ao ex-governador Jorge Lacerda (In Memorian), que comandou o Estado entre 1956 e 1958. A entidade entrega a distinção, destinada a personalidades especiais por relevantes serviços prestados à sociedade, à família do ex-governador, morto em acidente aéreo em 58. A Medalha Carl Hoepcke, referência a um dos maiores empreendedores da Capital e fundador da Associação, será entregue a Brognoli Negócios Imoboliários e ao Grupo Le Monde. Já a Medalha Emílio Blum, distinção dirigida a entidades e personalidades de destaque, irá para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e para o Sebrae/SC.
Associados
A homenagem é voltada aos associados mais antigos da entidade, com 15 e 25 anos de associativismo ininterruptos. Na primeira categoria, estão incluídas 69 empresas; já a segunda distinção será entregue para a Comercial de Tecidos Coelho e Inplac – Indústria de Plásticos.
Prêmio ACIF de Jornalismo
O Prêmio ACIF de Jornalismo, em sua segunda edição, vai destacar as melhores matérias sobre Negócios e Associativismo em Florianópolis nas categorias: impresso, tevê, rádio, web, melhor programa de entrevistas (TV/rádio) e mídia regional. A melhor matéria entre todos os inscritos, independente da categoria, levará o Prêmio Especial do Júri e R$ 5 mil. Os primeiros colocados em cada categoria ganharão tablets.
A comissão julgadora foi formada por profissionais de comunicação e representantes de cada regional da ACIF. Entre os jurados estão os jornalistas Marcos Bedin (MB Comunicação Empresarial, de Chapecó), Flávio Rezende (Pró Ativa Comunicação, de Brasília), Celso Vicenzi (Sicoob e Sintrafesc) e Luis Fernando Assunção (Unasp, de São Paulo); e os empresários Janete Didoné (regional Continental), José Ricardo de Souza (regional Lagoa), Juarez Amaral (regional Canasvieiras), José Bittencourt (regional Ingleses) e Roberto Pugliese (regional Sul).
O júri levou em consideração critérios como contribuição ao modelo empresarial e ao setor produtivo de Florianópolis; relevância do tema, abordagem, profundidade e qualidade (técnica, precisão, clareza, didatismo, linguagem, correção e criatividade).