Sobre o Centro de Convenções Canasvieiras, informamos que aproximadamente 400 pessoas e mais de 20 entidades abraçaram participaram do Abraço ao Centro de Convenções, ocorrido no dia 02 de junho, cobrando reinício da obra e apresentação do novo projeto a ser executado. NENHUMA resposta do Governo do Estado foi dada até o momento. Deverá ser feito protesto maior e utilização da internet até as eleições para mostrarmos o descaso com Norte da Ilha. A população sofre quando a política é colocada na frente de tudo.
Referente a Duplicação SC-403, segundo Thiago Lewis, diretor geral da ACIF Regional Ingleses, em Maio/2012 foi apresentado pela Secretaria Infraestrutura Estadual ante-projeto. Em Junho foi aberto edital do Projeto Executivo. Agora se aguarda resultado para reunião e discussão de detalhes com vencedor. Após será aberto edital para execução. Prazo para conclusão da obra: 2013. Edital prometido para Junho foi cumprido, seguimos acompanhando.
No que tange à Segurança, destacamos o atraso da nova Delegacia Modelo: 7ª Delegacia Polícia, Central Plantão Policial, Delegacia do Turista e Delegacia da Mulher – promessa era depois do verão. Ponta das Canas, Santo Antônio Lisboa e Ratones esperam câmeras monitoramento. Norte da Ilha não tem investigação. Precisamos mais policiais em todas as polícias e implantação da base operacional da Guarda Municipal na região. Governo precisa fazer sua parte.
Já sobre a Secretaria Norte da Ilha, este assunto está sendo trabalhado pelo CODENI – Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha, que reúne entidades da região. Em Julho se reunirão com Secretário Municipal Secretaria Continente para buscar informações, depois disto serão gerados encaminhamentos. Outros trabalhos: Base operacional Guarda Municipal na região, requisitar mais policiais, Centro de Convenções e outros. As reuniões são mensais e acontecem na ACIF Canasvieiras. O Norte da Ilha está se unindo, todas entidades devem participar do CODENI!
Sobre os Ambulantes irregulares, ressalta-se a notícia que grupo de ambulantes irregulares se organiza em MG para vir a Florianópolis e Estado no próximo verão. Comerciantes devem entrar em estado de alerta e voltar aos trabalhos. Juarez Amaral de Andrade, Coordenador da Câmara dos Lojistas de Canasvieiras – ACIF Canasvieiras aborda o assunto e a revitalização da Av. Madre Vilac (Canasvieiras). Informações fone: 3266-2910. Trabalhos devem ser recomeçados igual ao ano passado, caso contrário comércios sangrarão.
O problema Balneabilidade e esgoto está sendo trabalhado pelo Sr. Ricardo Sempre Bom, coordenador do grupo Balneabilidade – ACIF Canasvieiras. Estudos realizados pelo grupo, apontam que nenhum rio de Florianópolis pode receber efluentes de Estações Tratamento de Esgoto segundo Agência Nacional de Águas. Devem iniciar estudos para emissários marítimos que deverão ser implantados em todo município – isto deve demorar entre 5 e 7 anos. Até lá trabalharemos com fiscalizações em ETEs e ligações irregulares, comissões e falta de rede pluvial. Precisamos planejar.
Quanto aos Problemas SC-401, informamos que o DEINFRA não se manifesta sobre passarelas em Santo Antônio, Ratones e perto TICAN. Nem sobre falta de iluminação entre trevo Canasvieiras e elevado Ingleses – entidades enviam ofícios e não recebem respostas. Pedestres continuam correndo risco de vida – lamentável.
Sobre o Alargamento da praia Baía Canasvieiras, devem ser feitos estudos para a licença da FATMA. Enquanto aguardamos podemos trabalhar revitalizações de orla para evitar construções irregulares.
Leitores: transfiram o título eleitoral, votem com seriedade e cobrem depois. A solução está no seu voto.
*Por Diretor da Regional Canasvieiras, Milton Weber Filho