Casa Lar Luz do Caminho, Centro Cultural Escrava Anastácia, Instituto Conviver Saúde eFundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) são as quatro instituições com iniciativas beneficiadas pela terceira edição do Programa de Apoio a Projetos (PAP), da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).
O PAP 3 vai destinar 72 mil reais para os projetos Cuidando do Futuro, para formação de cuidadores de crianças; Incentivo a comercialização de produtos de mulheres empreendedoras, de capacitação para mulheres em vulnerabilidade social; Canta, conta, cura, para auxiliar jovens na produção de um livro com histórias de sua trajetória, contadas por eles; eGameficação – Projeto Novos Talentos SC, para estimular o empreendedorismo em jovens de comunidades carentes por meio da produção de um jogo digital.
“Temos excelentes iniciativas de empreendedorismo e de capacitação para pessoas que muitas vezes não encontram boas oportunidades de crescimento profissional. É uma forma de a Associação contribuir para a melhora de vida e desenvolvimento das comunidades e da cidade como um todo”, explica a diretora de Assuntos Sociais da ACIF, Patrícia Moschen.
A partir de agora, os projetos já recebem uma parcela do auxílio financeiro para iniciar as atividades, que devem ser totalmente executadas até 30 de abril de 2014 – cada projeto irá receber, no máximo, trinta por cento do valor total do montante, ou seja, 21,6 mil reais. O restante do valor será disponibilizado após a prestação de contas.
No total, foram analisados 25 projetos neste terceiro edital. Já nas duas primeiras edições, o PAP recebeu 86 inscrições e selecionou nove projetos. As iniciativas não selecionadas entre todas as edições estão armazenadas no banco de dados no site do Programa – www.acif.org.br/projetos/pap, e podem ser visualizadas por possíveis investidores.
Cuidando do Futuro
Entidade: Casa Lar Luz do Caminho
Categoria: Geração de emprego e renda
Público alvo: A partir de 17 anos
Objetivo: Elaborar e oferecer formação para cuidadores de crianças de 0 a 6 anos, oferecendo à comunidade uma oportunidade de qualificação profissional. Gratuito, com carga horária de 160 horas.
Incentivo a comercialização de produtos de mulheres empreendedoras
Entidade: Centro Cultural Escrava Anastácia
Categoria: Empreendedorismo / Geração de emprego e renda
Público alvo: Mulheres em situação de vulnerabilidade social
Objetivo: Disponibilizar espaço para comercialização de produtos de mulheres empreendedoras e capacitá-las para a gestão do negócio.
Canta, conta, cura
Entidade: Instituto Conviver Saúde
Categoria: Educação
Público alvo: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, encaminhadas pelos serviços públicos de Educação e Saúde do município, por meio das escolas e do AMA.
Objetivo: pretende construir ou produzir, a partir dos trabalhos realizados com as crianças e jovens participantes, um livro de histórias criadas, narradas, ilustradas e cantadas por eles, que testemunhem sua trajetória de crescimento, superação de obstáculos e conquista de uma qualidade de vida emocional maior.
Exercício de práticas empreendedoras pelo processo de representação: Gameficação – Projeto Novos Talentos – SC
Entidade: Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina – FEESC
Categoria: Empreendedorismo
Público alvo: Jovens de baixa renda oriundos de escolas públicas e estudantes de escolas particulares acima de 13 anos.
Objetivo: Criar um game completo partindo do demonstrativo desenvolvido por alunos e estagiários do projeto Novos Talentos – SC Games: Gerando oportunidades. A temática deste game será o empreendedorismo.