A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, anunciou a antecipação da possibilidade de testes e migração para o Emissor Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) para todas as pessoas físicas e jurídicas que emitem o documento na capital. Desde o início da semana, empresas de todos os portes poderão testar e, se desejarem, iniciar a emissão de suas NFS-e diretamente pelo sistema nacional.
Inicialmente, o período opcional de novembro seria restrito apenas às empresas do Simples Nacional e às pessoas físicas enquadradas no ISS Fixo. Com a mudança, o município amplia o acesso e permite que todos os contribuintes se adaptem com mais tranquilidade à nova plataforma antes do prazo definitivo.
A obrigatoriedade de migração para todos (exceto Sociedade Simples que já ocorreu em 01/11) permanece a partir de 01/12/2025, quando também se extinguirá a Nota Fiscal Avulsa em Florianópolis.
A Secretaria reforça um ponto importante: após a emissão da primeira NFS-e no Portal Nacional, todas as notas subsequentes deverão ser emitidas exclusivamente por lá, mesmo durante o período de teste.
A medida busca facilitar a transição, ampliar o período de adaptação e garantir mais segurança e padronização no processo de emissão de notas de serviços.
Confira nesse VÍDEO um tutorial de como emitir a Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica.





