Na noite da última terça-feira, 14/04, aconteceu a palestra “Impactos econômicos e sociais da crise da COVID-19” com Rodrigo Constantino, economista, colunista e escritor. A fala dele começou depois da reunião da DIREX, e foi transmitida pelo You Tube.
Rodrigo, começou sua fala mostrando a gravidade do COVID-19, que apesar de ter uma mortalidade baixa, tem um contágio muito alto. Além dos hospitais não terem estrutura para isso.
Reforçou que o discurso deveria ser de “não morrer pessoas pela implosão do sistema de saúde”. E alerta para o aspecto da economia, já que temos 12 milhões de desempregados e muitos na informalidade e autonomia. O que essa situação de isolamento pode complicar ainda mais esses números.
Ele traz para o debate os número de mortalidade, que ainda são baixos, e questiona a também a mortalidade causada por outros problemas decorrentes da quarentena, como a depressão e a perda da dignidade da pessoa em face a perda de seu sustento. Já no final da palestra, Rodrigo abriu para perguntas.
Durante sua palestra, Rodrigo enfatizou o papel da mídia, que apenas divulga números de mortes em tempo real, e isso cria um pânico muito desnecessário na população, não se detendo a análise de outras variáveis. Por fim, alertou para o enorme risco econômico e social que o Brasil corre se a quarentena se prolongar por mais tempo.
A palestra do Rodrigo Constantino aconteceu de forma voluntária, sem nenhum ônus para a instituição. E você pode assistir por este link: