As trilhas de Florianópolis são conhecidas por, além da vista maravilhosa durante o passeio, ter uma recompensa com acesso a praias paradisíacas. Este é o caso da trilha de Naufragados, no extremo sul da Ilha de Santa Catarina, em que os caminhos possíveis são apenas embarcação ou a caminhada pela mata.
A trilha tem aproximadamente 2,6 km, cerca de 45 minutos de caminhada e não apresenta grandes dificuldades: é bem sinalizada e os desníveis não são intensos. Pelo caminho, você encontrará pequenos riachos e uma flora privilegiada.
A praia de Naufragados é uma área de preservação, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e possui característica rústica. Os dois restaurantes de pescadores servem refeições caseiras e não aceitam cartões, apenas dinheiro. Vá preparado para passeios simples, sem grandes comércios e acomodação em camping, caso queira passar a noite.
O Parque Estadual é extenso e possui diversidade de passeios. Além da praia, há um patrimônio natural. O farol e a bateria de canhões ficam no costão da ponta direita da praia e também têm acesso restrito à trilha.
Para retornar ao ponto de partida, há duas opções: percorrer a mesma trilha ou pegar um dos barcos de pescadores locais para a Caieria.
Como chegar:
Ao final da Rodovia Baldicero Filomeno, na Caieira da Barra do Sul, com entrada atrás do estacionamento pago à esquerda.
Locomoção – a pé
Duração do Passeio – 45 minutos
Dificuldade – leve
Percurso – 2.621 metros
O que vestir:
Roupas leves, de preferência fibras naturais como o algodão, que evitam a transpiração excessiva. Nos pés, um calçado confortável. Botas de caminhada são sempre a melhor opção.
Alimentação:
No dia anterior a uma trilha, é importante comer carboidratos – pão, macarrão, raízes e tubérculos.
Leve alimentos não perecíveis, como granola, frutas desidratadas e sanduíches leves e bem embalados. Não carregue alimentos que não suportam muito calor ou umidade.
Para recompor a energia durante a caminhada, o ideal são barras de cereais ou banana seca. Banana e laranja, ricas em potássio, são as frutas mais indicadas para os trilheiros. Entre as vantagens, ajudam a evitar cãibras.
Durante a trilha e no passeio pela praia, cuide do seu lixo e descarte-o no local adequado. Todos nós somos responsáveis por manter a preservação do nosso planeta.