O Programa ReÓleo já arrecadou quase 4.900 milhões de litros de óleo de cozinha saturado, que resultou no seu reconhecimento em diversas premiações pelo seu trabalho junto a preservação da natureza. Como a conquista por duas vezes no Guinness Book, de reconhecimento mundialmente.
Mas você sabia que ele é um grande poluente para o meio ambiente? Que seu descarte irregular causa graves problemas para a natureza e o ser humano? Bem, resolvemos trazer alguns dados que poucas pessoas sabem sobre o óleo de cozinha. Confira!
Pode parecer que realizar o descarte irregular de pouquinho óleo não irá prejudicar, não é mesmo? Mas apenas 1 litro de óleo de cozinha saturado é capaz de contaminar até 1 milhão de litros de água.
O Programa ReÓleo já conseguiu preservar mais de 4,8 trilhões de litros de água, que poderiam ter sido contaminado com o óleo de cozinha.
Esse óleo tem na sua composição o gás metano (CH4), que é um dos gases responsáveis pelo aquecimento global. Fazendo a reciclagem do óleo, o Programa ReÓleo conseguiu evitar que mais de 56 toneladas de gases fossem emitidos na atmosfera.
Despejar essa substância pelos canos da rede de esgoto pode gerar outro problema, como pragas. Pois o óleo fica retido em forma de gordura nas paredes dos canos, atraindo ratos e outros animais transmissores de doenças, como leptospirose, febre tifóide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase. Além disso, o óleo causa entupimento na rede de esgoto, dificultado o tratamento dessas estações.
E mesmo se o óleo chegar a lagos, por exemplo, ele ficará na superfície da água (por ser mais denso que ela), impedimento que a luz solar entre, matando vegetais e animais marinhos.
Para evitar todos esses problemas, basta reciclar o óleo de cozinha, contribuindo com o Programa. Para isso:
– Indique para escolas, condomínios, restaurantes, bares e empresas, para serem pontos de coleta do Programa ReÓleo.
– Leve seu óleo armazenado em uma garrafa plástica, até os pontos de entrega voluntários do Programa, conheça a listagem: PEVs Reóleo
O Programa ReÓleo realiza diversas ações de educação ambiental, como palestras, gincanas e seminários, para sensibilizar e educar comunidades sobre os danos causados pelo descarte incorreto do óleo saturado.
As ações já chegaram a impactar mais de 60 mil pessoas, sendo responsáveis pelo direcionamento de mais de 850 horas para educação ambiental na cidade.
Porém, em 2020, devido aos efeitos da pandemia, o ReÓleo coletou apenas 140 mil litros de óleo. Um volume muito menor ao comparado de 2019, que arrecadou mais de 200 mil litros de óleo no mesmo período. Os maiores geradores de resíduos são escolas e restaurantes, que tiveram suas atividades muito afetadas pela pandemia.
Mas o Programa está buscando soluções e se reinventando para auxiliar seus conveniados e minimizar os impactos.
Faça sua parte no Programa ReÓleo!