Quem percorre a Rua Vidal Ramos, no Centro de Florianópolis, percebe que há algo diferente naquele espaço. Juntos, empresários e poder público transformaram o local, que em meados da década passada dava sinais de decadência, com queda no movimento de passantes e diminuição das vendas no comércio. O espaço, renovado e planejado para atrair e agradar às milhares de pessoas que circulam diariamente na região, foi transformado em um shopping a céu aberto que será entregue à comunidade no próximo dia 15 de março.
A mudança da Vidal Ramos é exemplo prático da força da atuação conjunta de diferentes entidades. Ali trabalharam em conjunto a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o Instituto de Planejamento Urbano (IPUF), a Prefeitura Municipal, o Serviço de Apoio á Micro e Pequena Empresa em Santa Catarina (Sebrae/SC) e os próprios lojistas. Os resultados são visíveis. As fachadas das lojas estão renovadas, ganharam pintura padronizada, toldos e placas de identificação. A ACIF garantiu ainda a instalação do mobiliário – lixeiras, floreiras, bancos e totens. Já a Secretaria Municipal de Obras realizou obras de pavimentação e no sistema de água e esgoto. O projeto incluiu ainda a instalação de postes com design diferenciado, melhoria da iluminação, com uso de lâmpadas de led, e a valorização da história do local. Em um totem instalado na esquina com a Rua Arcipreste Paiva os passantes poderão conhecer um pouco mais da história da rua, que nas décadas de 1970 e 1980 já recebia um grande número de pessoas.
“O sucesso desse projeto é uma mostra de que o associativismo e o trabalho em conjunto entre iniciativa privada e poder público pode fazer a diferença. Os resultados já aparecem e estão atraindo a atenção de outros comerciantes do Centro da Capital. No futuro, devem surgir mais projetos como esse”, afirma o presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior.
Antes mesmo da entrega à comunidade da via transformada, os lojistas já tem motivos para comemorar. “Desde o início das obras de revitalização constatamos o aumento no fluxo de pessoas. Acredito que agora, com a gestão conjunta dos lojistas, teremos um retorno ainda maior”, diz o proprietário da Mais Q Básica, Raul Bernardo Pomba, um dos primeiros comerciantes a aderir ao projeto, há cinco anos. Arlei Favero Picolli e Lucia Picolle Ishibashi, proprietárias da loja da Cacau Show localizada na Vidal Ramos, também estão otimistas. “A rua será um ponto bacana e de referência para a cidade. Além de diversificada e com lojas lindas, oferece conforto e beleza”.
Coordenadora da Câmara de Lojistas da Rua Vidal Ramos, grupo formado dentro da ACIF onde surgiu a ideia da transformação da rua, Rose Macedo Coelho explica que o projeto se consolidou ao longo dos anos e vai continuar. “No início, um ou outro comerciante aparecia querendo participar. Hoje, 80% dos estabelecimentos comerciais integram o projeto”. A Vidal Ramos tem 56 lojas.
Depois da entrega à comunidade, os parceiros vão iniciar a segunda etapa do projeto do shopping a céu aberto. Um projeto desenvolvido pelo SEBRAE/SC em conjunto com a ACIF vai oferecer cursos e consultoria para lojistas e colaboradores. A intenção é melhorar o atendimento ao público, aumentar as vendas, aperfeiçoar as práticas de gestão dos estabelecimentos e ainda criar campanhas das lojas da Vidal Ramos. “Ser responsável pela qualificação dos comerciantes e lojistas é uma grande responsabilidade que temos o privilégio de assumir. O Sebrae/SC está confiante neste projeto”, destaca Sérgio Fernandes Cardoso, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC.