Você já deve ter ouvido falar no API (Arranjo Promotor de Inovação), não é? Ele é uma ação, da qual a ACIF faz parte, de cooperação envolvendo Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), empresas e outras organizações, em determinado setor econômico especializado.Visando ampliar a capacidade de inovação, desenvolvimento econômico, social e ambiental, dotada de uma entidade gestora pública ou privada, que atua como facilitadora das atividades cooperativas.
Se você tem interesse em participar do programa, não deixe de se inscrever aqui.
E uma das responsabilidade dos API’s credenciados é buscar editais e realizar a sua divulgação para o seu público. E para ajudá-los, estamos divulgando o edital que recebemos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Programa Centelha
O edital referente ao Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha, está aberto para aporte financeiro de projetos que incentivem a cultura empreendedora com inscrições até dia 30/09.
Na sua 2ª edição, o programa conta com o investimento de R$ 105 milhões, com expectativa de apoiar a capacitação de mais de 50 mil empreendedores. Além de criar mais de 1300 novas startups, promovendo a cultura empresarial em todo o país.
Possui parceria do Ministério com Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (Confap). Dessa forma, na sua primeira edição, atingiu a marca de 15,2 mil ideias inovadoras submetidas em 19 estados, envolvendo mais de 38 mil participantes, incluindo 500 projetos apoiados.
O programa tem o prazo de inscrição até 1º de outubro, disponível aqui. Além disso, há um edital para seleção de uma Organização da Sociedade Civil, que ajudará o Ministério na execução do projeto, disponível aqui, com prazo de inscrição até 30 de setembro.
Dessa forma, podem participar do programa pessoas físicas e jurídicas. E os benefícios, além dos recursos para auxiliar em projetos, é o networking, acesso a ambientes de incubadora, ambientes de aceleração e ser mais visto no mercado.