Com os últimos acontecimentos em decorrência do coronavírus, muitas empresas tiveram que optar pelo home office. E em algumas, essa foi a primeira vez que seus funcionários trabalharam nesse modo. Mas, você pode ficar tranquilo. Há muitas maneiras de continuar com a mesma produção em casa, e gerenciar o trabalho dos seus colaboradores.
Pela legislação, ambas as partes devem negociar as responsabilidades pelo fornecimento do equipamento. Caso seja concedido pela empresa, não podem ser considerados como remuneração do funcionário.
Você pode contratar algumas plataformas de gerenciamento de tarefas. Assim conseguirá ir acompanhando a produtividade dos seus funcionários. Mas não se preocupe, algumas tem planos gratuitos, como o Trello. Dessa maneira, seu colaborador pode ir alimentando com as tarefas que tem programado para aquele dia, e ir colocando se já foram finalizadas.
Além de, claro, o Google Drive, onde você pode compartilhar e editar planilhas e documentos online. Também é possível enviar e receber arquivos com mais praticidade. Facilitando o home office para você e seu funcionário.
Para aquelas empresas que recebem por projetos, existem plataformas de gestão de tempo, como o Toggl. Nele, você marca quantas horas disponibilizou para X projeto, e tem uma interface simples e organizada. Além disso ele exporta planilhas, com gráficos mostrando suas tarefas realizadas.
E, ainda temos acesso a programas para comunicação, como Skype ou o Slack. Através de uma conta gratuita você pode se comunicar com todos da empresa, e fornecedores externo, tanto por mensagem, quanto videochamada.
O controle do ponto pode ser feito pelas plataformas de comunicação, ou de outras especializadas, como o Ponto Mais. Assim, você pode controlar os horários de trabalhos, pois, eles devem continuar os mesmo do trabalho. Mas, se você quiser dicas para fazer reuniões com seus funcionários, veja nossas dicas aqui.
E, para que você fique sempre informado com dicas do que poderá ser feito na sua empresa, acompanhe nossa página exclusiva sobre a pandemia de coronavírus: https://materiais.acif.org.br/acif-contra-crise-coronavirus