Florianópolis – A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) inicia nesta terça-feira, 9 de Setembro, o processo de nomeação da primeira turma dos novos policiais civis aprovados em recente concurso público. São 320 agentes que deverão se apresentar a partir desta terça-feira, 9 de Setembro, na Academia da Polícia Civil, em Canasvieiras, para assinar o termo de nomeação e entregar os documentos já solicitados quando da inscrição. O curso de formação profissional inicia na quinta-feira, 11 de setembro.
Nesta primeira etapa foram chamados 320 candidatos – de um total de 900 aprovados – nas carreiras de delegado de polícia, escrivão de polícia, comissário de polícia, escrevente e investigador policial. Outras duas turmas deverão ser chamadas em 2009. O curso de formação profissional terá duração de três a quatro meses, conforme a carreira do candidato. Na média os candidatos terão 1070 horas/aula. Neste período os novos agentes da Segurança Pública receberão aulas de técnicas operacionais, qualidade no atendimento ao público, noções de cidadania e ética e Direitos Humanos.
Também será ministrado treinamento sobre técnicas de inteligência, investigação por meio eletrônico, vigilância e interceptação. As aulas serão ministradas pelo corpo docente da Academia da Polícia Civil.
Para o secretário Ronaldo Benedet, a nomeação destes policiais é mais uma demonstração de que Segurança Pública é prioridade de governo. Ele reconhece que ainda há carência de efetivo, mas lembra que, de 2003 até agora já foram nomeados mais de 1,6 mil novos agentes da Polícia Civil e outros 2,9 mil policiais militares.
Os novos policiais civis, depois de concluído o curso de formação profissional, serão nomeados em comarcas do interior do Estado. Já o Delegado Geral da Polícia Civil, Maurício Eskudlark, acredita que a nomeação destes novos agentes irá minimizar a carência de pessoal nas unidades policiais de Santa Catarina.