No debate de cerca de duas horas, Serra contestou o modelo de desenvolvimento adotado pelo Governo Federal e destacou a indústria nacional como alavanca para crescimento do país. “A economia está estagnada e a inflação subindo. O governo criou um ciclo vicioso de crescimento motivado pelo consumo desenfreado, sem valorizar a indústria brasileira, além de não investir em infraestrutura. Precisamos inverter o ciclo e estabelecer um padrão de desenvolvimento de qualidade, colocando a indústria e suas áreas de comércio e serviço para puxar a expansão econômica”, opinou.
Serra também ressaltou a força de Santa Catarina e o pouco reconhecimento da participação do Estado na economia do país. “Apesar de ser o sétimo em arrecadação, os catarinenses estão apenas no 18º lugar na hora de receber verbas federais. Santa Catarina precisa ser mais bem apoiada. Tenho certeza que se o Brasil seguisse o exemplo deste estado, estaria num grupo seleto de países muito desenvolvidos”, afirmou.
Para o presidente da ACIF, Sander DeMira, “o evento foi bastante positivo. Pudemos aproveitar a experiência de quem conhece as deficiências e potencialidades do nosso país. A ACIF está sempre aberta para fomentar o debate e, dessa, forma buscar uma cidade, um estado e um país melhor e mais competitivo”, disse.
Segundo o presidente do Conselho Superior da entidade, Doreni Caramori Jr., “este encontro representa uma nova participação do Conselho da Associação, de também agregar valor, trazendo discussões de alto nível ao dia a dia da ACIF e dos empresários. A ideia é realizar seis reuniões anuais com diferentes personalidades nacionais e internacionais”, completou.