Florianópolis – O governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP), lança nesta quarta-feira, 17/12, a Operação Veraneio 2008/2009, e anuncia reforço policial em todo o litoral catarinense. A solenidade acontece às 10h30, no Teatro Pedro Ivo, com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira e autoridades.
A exemplo do que aconteceu no ano passado a OV 2008/2009 foi dividida em três etapas, de forma a facilitar a movimentação do efetivo policial. O governo está investindo R$ 17 milhões na sua execução. Na Polícia Militar são aproximadamente 2,6 mil homens e mulheres que estão sendo transferidos para o litoral catarinense. Policiais que prestam serviços em assessorias militares vão reforçar o policiamento. Um terço do efetivo será disponibilizado para patrulhar o litoral.
A PM vai atuar em 42 municípios. Segundo o Coronel Eliésio Rodrigues, Comandante Geral da PM, a corporação está disponibilizando um efetivo de 8,5 mil mais 400 viaturas, 225 motocicletas e dois helicópteros, um baseado no litoral norte e outra na Capital.
O Corpo de Bombeiros irá atuar em 30 cidades e 123 praias e balneários. Os guarda-vidas civis e militares estarão distribuídos nos principais balneários e praias numa extensão de 561 quilômetros. Em média, a Operação Veraneio será desenvolvida com um efetivo diário de 760 Guardas Vidas Civis por dia de serviço.
A Polícia Civil estará presente em 34 cidades do Litoral e sete do interior – locais com áreas de águas termais e parques aquáticos. Segundo o Delegado Geral da Polícia Civil, Maurício Eskudlark, 645 policiais, entre delegados, inspetores, comissários, investigadores, escrivães e escreventes estão sendo remanejados para o litoral catarinense.
A Polícia Civil também estará com três delegacias móveis mais a DP do Turista, no Terminal Rodoviário Rita Maria.
Fpolis, 15/12/2008
AI – SSP Assessoria de Imprensa/SSP