Florianópolis – O secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet, participou hoje (22/10) do almoço de negócios da regional dos Ingleses da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). O encontro reuniu empresários da região Norte da Ilha e autoridades da segurança. Durante a reunião o secretário Ronaldo Benedet apresentou um relatório completo das atividades da SSP e reiterou o pedido de apoio aos empresários do norte da Ilha para que continuem contribuindo com o trabalho das polícias visando a redução da criminalidade. A ACIF já é parceria da Segurança Pública em vários projetos, como o de turismo social.
Segundo Benedet, de 2003 para cá os avanços foram significativos na área da Segurança Pública. Ele citou, como exemplo, as 5 mil promoções realizadas nas corporações militares, a nomeação de mais de 3,8 mil profissionais de segurança pública entre militares, bombeiros e policiais civis. Destacou, ainda, a abertura de aproxidamente 3 mil novas vagas no sistema prisional e a compra de 1,5 mil viaturas policiais. “Modernizamos a polícia de Santa Catarina, investindo na área de inteligência e de pessoal”, destacou Benedet.
Com relação às estatísticas criminais, Benedet lembrou que os indicadores de criminalidade mantêm-se estáveis desde 2003. “O crime hoje está concentrado em áreas conflagradas. A droga responde pela motivação de 85% dos crimes de homicídio ocorridos aqui na região da Grande Florianópolis. Estamos interagindo com as comunidades e as prefeituras para minimizar este quadro”, disse o secretário. Ele lembrou da importância dos Conselhos Comunitários de Segurança, os Consegs, na guerra contra o crime. A comunidade dos Ingleses é uma das pioneiras no Estado em instalar o seu Conselho e trabalhar em conjunto com as autoridades de segurança.
TURISMO SOCIAL
Quem também participou do almoço de negócios da ACIF foi o diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol), delegado André Luiz Mendes da Silveira. Ele aproveitou para falar sobre o projeto Turismo Social, desenvolvido pela Acadepol em conjunto com a ACIF e a Unisul. O projeto tem como objetivo capacitar 30 jovens de comunidades carentes para trabalharem em atividades relacionadas ao turismo. O curso, que começou no início deste mês, tem duração de 45 dias.
Fpolis, 22/10/2208
AI – SSP (Assessoria de Imprensa/SSP)