Este ano a competição cresceu e atraiu clubes de oito estados. Do Rio Grande do Sul vem Grêmio, Internacional e Juventude; do Paraná, o Coritiba, o Atlético Paranaense e o Paraná Clube; de São Paulo, já estão confirmados o Palmeiras, o Paulista de Jundiaí, o Pão de Açúcar, o Desportivo Brasil (equipe da Traffic), o São Paulo e o Corinthians; Goiás será representado pelo Goiás Esporte Clube. Da capital carioca, vem o Fluminense; da Bahia, o Vitória; de Minas Gerais, o Cruzeiro e o Atlético Mineiro. Santa Catarina, Estado sede do torneio, terá três equipes na disputa pelo título: o Figueirense, o Avaí e a Malwee. No total, serão quase 400 atletas na competição realizada pela FCF (Federação Catarinense de Futebol) com a chancela da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
“Para esta garotada, este tipo de torneio é uma excelente oportunidade de mostrar o futebol. Tem olheiros de vários clubes brasileiros e empresários internacionais em busca de novos talentos”, explica Carlos Homrich, diretor de eventos da Mega Marketing Esportivo e organizador da Copa Brasil Sub-16. Este ano a competição, que já acontece há nove anos, terá atletas com fortes chances de representar o Brasil na Copa de 2014.
Os jogos vão acontecer em Camboriú e na grande Florianópolis. A rede hoteleira destes locais já comemora a boa ocupação antes do Natal. “Os eventos são fundamentais para incrementar a ocupação. E um torneio como este que atrai mais de 500 pessoas movimenta não só hotéis como também os restaurantes e o comércio local”, afirma Ademir Silva, gerente de relacionamento do Hotel Itaguaçú, do município de São José, na Grande Florianópolis.
Competição – A competição este ano terá um formato diferenciado. As 20 equipes serão subdivididas em quatro grupos de cinco clubes cada. O campeão do grupo A irá para a próxima fase com o segundo colocado do grupo C e o campeão do grupo C irá para as quartas de final com o segundo colocado do grupo A. Destas partidas, saem os primeiros semifinalistas.
As demais equipes para as quartas-de-final saem do confronto entre o campeão do grupo B com o segundo colocado do grupo D e o campeão do grupo D com o segundo colocado do grupo B.
No total, serão 47 jogos, sendo 16 transmitidos pelo canal Sportv. Serão mais de 32 horas de transmissão nacional.
Os jogos vão acontecer no Centro de Formação de Atletas do Avaí, no estádio da Ressacada (Aderbal Ramos da Silva), no Centro de Formação e Treinamentos do Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli e no Estádio Roberto Santos (Robertão), no município de Camboriú.
Histórico – Este projeto existe em Santa Catarina há nove anos. Iniciou em 1998, com o nome Taça Governador e, posteriormente, passou a ser chamado de Copa Santa Catarina de Futebol Sub-17 / SC Cup. Este ano, foi rebatizado de Copa Brasil de Futebol Sub-16. A competição nasceu com o objetivo de suprir uma carência no calendário esportivo brasileiro da categoria. A idéia era criar um evento que reunisse em Santa Catarina as melhores equipes brasileiras e equipes internacionais convidadas durante o mês de dezembro, período que já não acontecem mais as competições profissionais.
A Copa Brasil foi conquistada por seis equipes brasileiras e uma estrangeira, a seleção paraguaia. Até o momento as equipes do Sul do Brasil possuem a maioria dos títulos, sendo três conquistas gaúchas (2 Grêmio e 1 Internacional), três conquistas catarinenses (1 Criciúma, 1 Avaí e 1 Figueirense, em 2007), uma Paranaense com o Atlético e 1 internacional com a seleção do Paraguai. Em suas oito edições, participaram do torneio respeitáveis equipes do cenário brasileiro, como Santos, Palmeiras, Internacional, Grêmio, Atlético Paranaense, Juventude/RS, Coritiba/PR, Vila Nova/GO, Figueirense, Avaí, Joinville, Criciúma, além de equipes estrangeiras como: seleção do Paraguai, Cruz Azul (México), Atenas (Uruguai), Atlético Risaralda (Colômbia), Petro Atlético Luanda (Angola/África), Santiago Wanderers (Chile) e WCF (Coréia do Sul).
Qualidade técnica – O torneio conquistou espaço no calendário das grandes equipes nacionais devido à elevada qualidade técnica da competição e a estrutura oferecida aos atletas e dirigentes. Os jogos são realizados em gramados de primeira qualidade, com árbitros do quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF).
Revelações – Na Copa Brasil foram revelados vários atletas que hoje se destacam profissionalmente no Brasil e no exterior, algumas das grandes revelações foram o jogadores:
• Dagoberto – Campeão brasileiro 2001 clube atlético paranaense, hoje atua no São Paulo Futebol Clube.
• Eduardo Costa – Catarinense que disputou a competição pelo Grêmio na primeira edição. Em 2002 participou das eliminatórias da Copa do Mundo e da Copa América. Atualmente atua no Grêmio.
• Miranda – Atualmente no São Paulo F.C., disputou o torneio pelo Coritiba em 2001, ficando em 3 lugar.
• Rafeal Sobis – Seleção Brasileira, atualmente na Espanha, foi artilheiro do torneio pelo S.C. Internacional em 2001.
• Nilmar – Seleção Brasileira, atualmente no S.C. Internacional.
Mano Menezes, atual técnico do Corinthians, campeão brasileiro da série B 2005, bicampeão gaúcho 2006/2007 e vice-campeão da América em 2007, foi campeão SC CUP, em 1999, pelo Internacional.
Paulo César Carpegiane – Técnico de Futebol, participou da
SC Cup em três ocasiões como Presidente do RSFC, seu clube em Porto Alegre.