A convite do diretor de turismo da ACIF, Ernesto São Thiago, reuniram-se nesta segunda-feira, na sede da ACIF, o capitão dos portos de Santa Catarina, Comandante Lisboa, o presidente da ACATMAR, Mané Ferrari, um representante do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha e integrantes do Núcleo de Turismo Náutico da ACIF.
Na pauta, estratégias de mobilização para que todos operadores de turismo náutico da cidade estejam com seus perfis e produtos divulgados de forma qualificada no portal oficial de promoção turística de Florianópolis, o www.vivendofloripa.com.br.
Recém lançado em inglês, espanhol e mandarim, além do português, o portal foi considerado pelos presentes uma excelente ferramenta de promoção global da capital catarinense e de divulgação dos produtos turísticos locais para o mundo todo. A iniciativada cidade vem recebendo elogios inclusive do diretor de mercados internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, em suas manifestações nas redes sociais, conforme relatou o diretor Ernesto.
Também foram discutidas formas de tornar o portal uma referência internacional para quem nos visita com sua própria embarcação, disponibilizando, como ocorre de forma parcial em destinos como Angra dos Reis (RJ), acesso a informações metereológicas, serviços náuticos (abastecimento, reparo), pontos de fundeio e atracação, restaurantes “boat friendly” (com deques de amarração ou serviço gastronômico “on board”), unidades de conservação ambiental com atividades restritas e ou de visitação.
Também foi sugerido para o portal o serviço de dicas de perigos à navegação passadas por marinheiros da região (áreas de maricultura, pedras, bancos de areia). Estes profissionais, devidamente habilitados e com comprovada experiência, permaneceriam disponíveis para contratação “free lancer” e condução das embarcações visitantes, servindo também como verdadeiros guias turísticos náuticos.
A Capitania dos Portos destacou a necessidade de nova e ampla batimetria, pois ao longo do tempo, com dragagens, aterros e assoreamentos, o relevo marinho modificou-se bastante nas nossas baías, tornando perigosamente desatualizadas as cartas náuticas que cobrem o entorno da Ilha de Santa Catarina.
Finalmente, foi elogiado pelos representantes de escunas o trabalho da ACIF no sentido de reinserir a capital catarinense na rota dos cruzeiros marítimos e o esforço da entidade para que nosso destino prepare-se com a antecedência necessária a fim recebê-los com qualidade.
Definidas as estratégias, nova reunião do Núcleo de Turismo Náutico será agendada para o planejamento das ações.
O capitão dos portos de Santa Catarina, comandante Lisboa, foi convidado a valer-se dos instrumentos de mídia da ACIF para ampliar sua comunicação com os associados da entidade e a comunidade em geral. O diretor Ernesto pautou-o para ser entrevistado, se esta for a vontade do comandante, em um dos próximos números da revista Líder Capital, falando dos preparativos da Capitania dos Portos para próxima temporada de verão e de outros assuntos de interesse comunitário.
A ACATMAR informou que, por sua iniciativa, com apoio técnico da Marinha e recursos do Governo Estadual, será enfim realizada a sinalização náutica dos principais perigos à navegação em nossas baías, inclusive com iluminação noturna.