A ideia é receber a certificação pelo maior volume de óleo coletado em um mês – 10 mil litros. Campanha de arrecadação começa no dia 1º de setembro e segue até 1º de outubro, mas a comunidade já pode começar a armazenar o resíduo.
O projeto ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), que já coletou e reciclou mais de um milhão de litros de óleo de cozinha, agora tem uma nova meta para alavancar os números e evitar a contaminação de um volume ainda maior de água. A ideia é entrar no livro dos recordes, o Guinness Book. O ReÓleo quer receber a certificação pelo maior volume de óleo coletado durante um mês – 10 mil litros.
Para alcançar o objetivo, o projeto começa neste mês de agosto uma grande campanha junto à comunidade. O ‘ponta pé’ inicial da arrecadação será no dia 1º de setembro, durante o ACIFeijão, e seguirá até o dia 1º de outubro, mas a população já pode começar a armazenar o resíduo. Todos poderão participar: é só guardar o óleo utilizado e levá-lo em garrafas pet até o local do ACIFeijão (P12, em Juererê Internacional), nas regionais da entidade ou no Centro de Atendimento ao Turista da ACIF (CAT), na SC-401. O CAT será o ponto de entrega oficial do Guiness até o dia 1º de outubro.
“Se conseguirmos mais essa importante conquista, será a coroação de um trabalho sério e organizado que tem feito um grande papel na preservação ambiental”, diz Luiz Falcão de Moura, coordenador do ReÓleo.
Para o presidente da ACIF, o projeto, orgulho para a entidade, é um exemplo a ser seguido. “De uma necessidade na Lagoa da Conceição, surgiu uma ideia que, com trabalho e comprometimento, transformou-se num programa estruturado e extremamente importante para o desenvolvimento sustentável da cidade”, destaca. “Já estamos buscando mais parceiros para ampliar o ReÓleo, em rede de coleta, participação da comunidade e em educação ambiental”, destaca o presidente.
Conheça mais o Projeto ReÓleo
Criado há 14 anos pela entidade, hoje, o ReÓleo atende toda a Grande Florianópolis, com quase mil pontos de coleta espalhados pelas cidades de Florianópolis e Biguaçu, e com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza. A educação ambiental também integra o projeto. Periodicamente são realizadas palestras com o tema “Reciclar é Educar”, voltadas especialmente para alunos de escolas da rede pública e particular de ensino das cidades onde atua – cerca de 3 mil crianças já assistiram as apresentações educacionais.
Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações.
Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental e, em 2012, foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Mais informações no site reoleo/.