A obtenção de carteira de identidade, de trabalho e CPF; a realização de testes de colesterol, diabetes e pressão arterial, o oferecimento de orientações nas áreas dermatológica e odontológica, diferentes tipos de consulta de serviços públicos e possibilidades de acesso a programas sociais, além de corte de cabelo e manicure, são alguns dentre dezenas de serviços e ações do projeto Câmara Cidadã, da Câmara de Vereadores de Florianópolis, que será realizado dia 3 de outubro próximo das 9 às 17 horas.
Na sua realização, em área compreendida pelo Largo da Catedral, parte das ruas Tenente Silveira, Padre Miguelino, Arcipreste Paiva e entorno da Praça XV de Novembro, o projeto, que envolverá também serviços comunitários, de saúde e sustentabilidade, paralelamente a múltiplas atividades culturais e de lazer, mobilizará cerca de 700 voluntários e mais de uma centena de organizações públicas e privadas, municipais, estaduais e federais. Ao lançar o projeto, na tarde de hoje (24/09), o presidente da Câmara, vereador Gean Loureiro (PMDB), disse que o evento pretende atrair no mínimo 10 mil pessoas no próximo dia 3.
Quanto a serviços gratuitos à população, no Câmara Cidadã se disponibilizará a realização de vários tipos de exames médicos simples, a distribuição de preservativos e dicas de prevenção às doenças sexuais. Entre os serviços ligados à sustentabilidade estão informações sobre cultivo de mudas e reciclagem. Para as crianças haverá maquiagem infantil, shows de coral e bandas musicais, peças de teatro, fantoches e folclore. A prática de diferentes modalidades esportivas será oferecida para todas as faixas etárias. Na parte cultural, o Câmara Cidadã já tem mais de 30 diferentes atrativos, que vão ocupar dois palcos, um no largo da Catedral e o outro nas proximidades do Centro Legislativo Municipal. Das 9 às 17 horas vão se apresentar diversas orquestras e bandas, grupos de dança, escolas de samba, balés, grupos de boi de mamão e corais, dentre outros. O projeto tem mais de uma centena de apoiadores.