Será realizada nos dias 21 e 22 de março a 249ª edição da Procissão do Senhor dos Passos, que deverá reunir milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. Esta, que é a mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina e está com processo em andamento, junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para ser registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Quatro importantes momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita na quinta-feira que antecede a Procissão; a Procissão do Carregador, a ser realizada na manhã de sábado (dia 21), quando membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e populares transportam até a Catedral Metropolitana os utensílios que serão usados à noite, na Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores; e por fim, na tarde de domingo (dia 22), acontece a Procissão propriamente dita, que consagra o final dos festejos.
“Estamos vindo em uma crescente no número de fiéis nos últimos anos. A ajuda e a cooperação dos envolvidos na Procissão será importante para que possamos realizar mais do que um evento cada vez maior, e sim, cada vez melhor, com mais segurança para todos. Mais uma vez estamos inovando, reforçando o nosso desejo de ver cada vez mais um número maior de jovens na Procissão, convidando-os para que conheçam a história e a importância desta realização. Já incluímos uma ala jovem – que será destacada com camisetas especiais, e mais, neste ano que marca os 250 anos da Irmandade do Senhor dos Passos, estamos realizando um trabalho junto aos grupos de jovens da Grande Florianópolis para sensibilizarmos um número ainda maior de pessoas e perpetuar a tradição”, Ronaldo Koerich, coordenador geral da Procissão. Além disso, a Procissão do Senhor dos Passos passou a contar com uma página no Facebook, https://www.facebook.com/procissaosenhordospassos, para interagir ainda mais nessa ferramenta tão importante nos dias atuais.
Ainda no intuito de trazer de volta os jovens para participar da Procissão do Senhor dos Passos, a celebração terá o envolvimento de dois padres que se destacam por sua influência no segmento jovem: Padre Márcio Alexandre Vignoli, de Balneário Camboriú, que fará a condução da Procissão do Senhor dos Passos no sábado à noite e no domingo a tarde o sermão será realizado pelo Padre Valmir Silvano, ex-pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Prainha), atual Capelão da Aeronáutica no Rio de Janeiro. A Procissão contará ainda com a participação do Padre Pedro Koehler, bem como do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Jönck.
A expectativa da comissão organizadora é reunir em 2015 mais de 60 mil pessoas na Procissão.
Programação paralela
Em paralelo a realização da Procissão deste ano, ocorre a celebração dos 250 anos da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, que terá quatro grandes momentos:
– 26/02/2015 – Realização de uma solenidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, às 19h30;
– 07/03/2015 – Apresentação especial da Camerata Florianópolis no Centro Integrado de Cultura que marcará o lançamento de um CD histórico, produzido com músicas sacras da Procissão, reunindo grandes nomes da música da cidade. O CD será comercializado a um preço simbólico e o valor arrecadado será revertido para caridade. Serão produzidos 32 mil CD’s, que foi subsidiado com projetos e doações;
– Homenagem na Câmara Federal dos Deputados em Brasília para os 250 anos da Irmandade, uma conquista da ACIF- Associação Comercial e Industrial de Florianópolis;
– Sessão solene na Academia Catarinense de Letras com lançamento do livro sobre os 250 anos da entidade.
Programação da 249ª Procissão do Senhor dos Passos
A programação para os fiéis tem início no dia 15 de março, com as tradicionais missas na Capela Menino Deus, mas o evento conta com dois grandes momentos de devoção, a transladação das imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, na noite do dia 21 de março, sábado, às 20 horas, com saída da Capela Menino Deus, anexa ao Imperial Hospital de Caridade. E a procissão do encontro das imagens – que reúne milhares de fiéis nas principais ruas do Centro da Capital – que está marcada para 22 de março, domingo, às 16 horas, tendo como ponto de partida a Catedral Metropolitana de Florianópolis. Para este ato, mais uma novidade: as bandas que fazem o cortejo pelo Centro de Florianópolis serão acompanhadas por um cantor, para dar maior sonoridade ao evento e estimular ainda mais a população a entoar os cânticos. A expectativa da comissão organizadora é reunir em 2015 mais de 60 mil pessoas na Procissão.
Dia 15/03/15 – Domingo
8h – Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)
Dia 18/03/15 – Quarta-feira
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Dia 19/03/15 – Quinta-feira
9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Dia 20/03/15 – Sexta-feira
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Dia 21/03/15 – Sábado
7h30 – Missa e Procissão do Carregador
18h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana
Dia 22/03/15 – Domingo
9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.
Dia 23/03/15 – Segunda-feira
8h30 – Missa de Ação de Graças
Local: Capela Menino Deus do Hospital de Caridade
Sobre a Irmandade
A Irmandade do Senhor Jesus Passos foi fundada no dia 01 de janeiro de 1765, com o objetivo de desenvolver o culto ao Senhor Jesus dos Passos e ser guardiã de sua imagem – que segundo a história oficial, seguia rumo a cidade de Rio Grande (RS) quando em 1764, atracou em Santa Catarina (por uma vontade divina, como afirmam os católicos da Ilha).
Mais tarde, em julho de 1782, a Irmandade iniciou a prática de obras de misericórdia e passou a prestar assistência aos doentes pobres e desvalidos, fornecendo alimentação e cuidados médicos com o auxílio do Irmão Antônio da Silva Gomes. Foi neste período que surgiu a instituição da “Caridade dos Pobres”, marco inicial para a implantação de um hospital (atualmente o Imperial Hospital de Caridade) com assistência médico hospitalar, e a Irmandade assumiu o trabalho de ajudar as pessoas que chegavam a Ilha do Desterro e não tinham um lugar para onde ir.
Atualmente, a Irmandade tem como provedor em exercício dr. Diogo Nei Ribeiro e é mantenedora e responsável pela administração, manutenção e zelo do Imperial Hospital de Caridade, da Capela Menino Deus, da Casa de Apoio Joana de Gusmão, do Cemitério, de todos os seus bens móveis, imóveis e demais atividades religiosas – com destaque para as festividades relacionadas à Procissão do Senhor dos Passos.
Sobre o Imperial Hospital de Caridade
O Imperial Hospital de Caridade foi inaugurado no dia 01 de janeiro de 1789, sendo o primeiro hospital de Santa Catarina (e 12ª Santa Casa construída no Brasil) voltado para o atendimento da população civil e carente do Estado.
Ao longo dos seus mais de 200 anos de tradição, tendo como mantenedora e gestora a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, o IHC passou de uma pequena construção edificada ao lado da Capela Menino Deus a símbolo de uma próspera instituição assistencialista e religiosa, com referência no atendimento médico hospitalar para os catarinenses.
O IHC é uma instituição filantrópica, que conta com 192 leitos distribuídos em quinze unidades de internação, atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios privados, além de ter recebido em 2012, 2013 e 2014 o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina – destinado às entidades que desenvolvem ações de cunho socioambiental em suas políticas de gestão. Recentemente, passou a contar com o Centro Intensivo de Alta Complexidade Senhor Jesus dos Passos, considerado o mais moderno do Estado.