Entidade cria ferramenta para valorizar ações das MPEs que buscam excelência
As Micro e Pequenas Empresas, as MPEs, são parte fundamental do acelerado processo de desenvolvimento do Brasil. Segundo o Sebrae, de 2000 a 2008, o número de organizações desse porte aumentou 39% – de 4,1 milhões para 5,7 milhões –, gerando mais de 13,1 milhões de empregos com carteira assinada. Os dados comprovam a importância estratégica das MPEs para a geração de renda e para o crescimento econômico do País.
Com o objetivo de reconhecer o trabalho das empresas integrantes de suas 20 Câmaras e Núcleos Setoriais, todas MPEs, a ACIF criou, em 2011, o Prêmio Conselho de Núcleos pela Excelência. A premiação da entidade é baseada e segue o regulamento do prêmio de competitividade do Sebrae para o setor, o MPE Brasil, que avalia os pontos positivos e negativos e as oportunidades para melhoria do negócio, estimulando a busca contínua pela excelência em gestão.
Por meio de um questionário próprio do MPE/Sebrae, as empresas somam pontos de acordo com seu grau de eficiência em gestão e as que demonstrarem maiores patamares são premiadas pela Associação. Além da empresa nucleada que obtiver a maior pontuação no MPE, o Prêmio Conselho de Núcleos pela Excelência da ACIF destaca também o núcleo que somar a maior média de pontos entre os integrantes. Nessa primeira edição, a Magistrale Farmácia de Manipulação e a Câmara Setorial de Oficinas Mecânicas e Automotivas (Casom) foram os vencedores, e ganharam divulgação em todas as mídias da entidade. A empresa Magistrale também terá bolsa integral no curso Empretec. “Além de reconhecer nossas empresas, queremos incentivá- las a participarem do MPE Brasil, já que o questionário é um instrumento de aprendizado e referência para a melhoria em qualidade, gestão, inovação e produtividade, gerando aumento de competitividade e visibilidade no mercado em que atuam”, explica o coordenador do Conselho dos Núcleos da ACIF, Marcelo Bohrer de Almeida.
Para concorrer ao prêmio da ACIF neste ano e serem reconhecidas também pelo MPE/Sebrae, as empresas devem acessar o site www.mbc.org.br/mpe/index.php/processo-de-avaliacao/ e seguir as instruções para inscrição e preenchimento/envio do questionário. O prazo encerra em agosto