Com o novo edital de licitação do Mercado Público de Florianópolis, os investimentos de manutenção no local serão rateados pelos comerciantes. Em pesquisa do Instituto Mapa, com 406 pessoas, a pedido da ACIF, Grupo RIC e do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis), 87,9% dos entrevistados são favoráveis ao investimento em melhorias no Mercado serem realizadas pelos próprios comerciantes.
A pesquisa também revelou que 78,1% querem um lugar melhor, mas com o mesmo estilo; 16,3% votaram pela modernização completa e 5,4% preferem que ele permaneça como está. Embora 50,7% percebam a variedade de produtos um ponto forte no local, 92% sente falta de produtos artesanais, que hoje não são vendidos. Ainda assim, o principal motivo de ida ao Mercado Público é a compra de peixes e frutos do mar, segundo 82,5% dos entrevistados.
Para Sander DeMira, o Mercado Público é importante no funcionamento da cidade e nas questões ligadas ao turismo. “A pesquisa valida o momento atual do Mercado, pela opinião pública, que quer um Mercado transformado e cuidado. O levantamento deixou claro que o espaço precisa se qualificar em dois aspectos: no prédio e no mix de produtos. É preciso garantir conservação, limpeza e manutenção do espaço e trazer a vocação como entreposto comercial dos produtos advindos do mar, além do turismo e entretenimento”, comenta.
Diante da pesquisa, o prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) decidiu investir o valor arrecadado na licitação dos 67 boxes, equivalente a R$ 8.950.103,53, em reformas no local. A prefeitura agora discute a possibilidade de fechamento do vão central do Mercado, troca de pisos, entre outras melhorias.