Medicamento: descarte com consciência.
O descarte aleatório de medicamentos pode provocar impactos ambientais extremamente relevantes, afetando diversos ecossistemas, gerando danos ambientais e à Saúde Pública.
Ao descartar indiscriminadamente medicamentos no esgoto, lixo doméstico, pias e ralos, estes resíduos químicos irão para os rios, contaminando a água que vamos consumir.
Por outro lado, manter medicamentos vencidos ou sobras de medicamentos em casa é um risco para automedicação e conseqüente intoxicação.
O projeto “Medicamento: descarte com consciência” consiste no recolhimento dos medicamentos magistrais vencidos ou não utilizados pelos clientes da farmácia para que a mesma possa dar um destino final correto. Todas as farmácias magistrais contam com um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) capaz de descartar seus resíduos internos e medicamentos com segurança, respeitando as normas ambientais.
Você pode fazer colaborar com este projeto. Leve seus medicamentos na farmácia na qual você manipulou para que ela execute o descarte correto!
Juntos faremos a nossa parte para preservar o planeta!
Como podemos descartar?
*Medicamentos:
Medicamentos Fitoterápicos – Podem ser descartados no lixo comum, pois são considerados lixo orgânico. Se estiverem encapsulados, as cápsulas devem ser abertas e o pó descartado separadamente das cápsulas vazias.
Medicamentos homeopáticos – Podem ser misturados com água fervente para serem inativados e descartados no vaso sanitário ou na pia.
Demais Medicamentos (Medicamentos Alopáticos) – Devem ser encaminhados dentro da sua embalagem original com o rótulo, para a farmácia onde foi adquirido, para o descarte correto.
*Embalagens vazias:
Embalagens de Medicamentos Homeopáticos – Devem ser encaminhados devidamente limpos com água fervente a uma das farmácias participantes para serem corretamente descartados.
Embalagens de Medicamentos Alopáticos – Devem ser encaminhados devidamente limpos a uma das farmácias participantes para serem corretamente descartados.
Mais informações: acifmagistral@acif.org.br