Nos últimos meses os negócios tiveram que passar por uma mudança nas suas operações e focar no ambiente digital. O isolamento social fez com que os consumidores ficassem mais receosos em sair de casa, mas eles não deixaram de comprar. Então, os empresários tiveram que pensar em novas tendências para as empresas.
Segundo a pesquisa feita pelo Sebrae com microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, as novas tendências estão mudando o mundo dos pequenos negócios. Agora, os clientes estão mais exigentes e mais conscientes, além de estar cada vez mais adeptos às compras e relacionamento com a marca no meio digital.
Novas tendências para as empresas
No segmento de moda, a pesquisa mostra que esse setor está utilizando um modelo híbrido, com um forte experiência presencial, e o intenso uso de canais online para vendas e relacionamento.
Já no setor alimentício, os donos de pequenos negócios estão preocupados com as questões de higiene e saúde, pois acreditam que os clientes vão se preocupar mais com isso depois da pandemia.
Turismo e espaços culturais
Para o turismo, a nova moda é roteiro regional, com preferência para atividades ao ar livre. Além disso, muitas empresas já estão pensando em utilizar passeios virtuais, por lugares históricos do país. Segundo o Plano de Retomada, liderado pela ACIF, essa é uma possibilidade real aqui em Florianópolis, que já vem sendo estudada.
Pensando no pós-crise, todos os segmentos devem se preparar para uma volta gradual e segura. E as atividades culturais não são uma exceção, devemos pensar nas novas tendências para as empresas desse ramo. Além de, claro, a adoção de todas as práticas de segurança e higiene, repassadas a todos os seus colaboradores. Isso trará confiança para que o público volte a frequentar esses ambientes.
É preciso respeitar as normas de distância de 1,5m entre as pessoas. Além disso, instruir seus colaboradores a realizar toda a desinfecção, inclusive dos itens pessoais trazidos ao local. E se possível, adotar meios de vender os ingressos de forma online.
Para que o público possa aproveitar a experiência, invista nas redes sociais para divulgar como o local está seguro, seguindo todas as normas e medidas. Assim, você volta a ganhar a confiança do seu cliente, para que ele visite o local.
Com isso, as novas tendências para as empresas trazem uma série de pequenas mudanças que os empresários podem começar a fazer. Como ter um relacionamento mais próximo com seus clientes, o grande uso das redes sociais para vendas e divulgação, e ampliação de parcerias entre as micro e pequenas empresas – fazer parte de uma associação ajuda bastante.