Quando uma pessoa precisa de um serviço ou produto nos dias de hoje é praticamente instintivo abrir o Google e pesquisar. Portanto, é importante que qualquer empresa tenha uma presença digital relevante para seu negócio aparecer no Google. O buscador é o site mais acessado do mundo, seguido pelo YouTube, que também pertence ao Google.
Os algoritmos desenvolvidos pelo grupo do Vale do Silício dominam o que vai ou não ser ranqueado nas páginas de buscas. Assim, é importante moldar o conteúdo online para estar de acordo com o que os robôs do Google procuram. Atualmente, é essencial apresentar páginas de qualidade para os usuários.
Por exemplo, empresas que atuam no comércio online precisam ser facilmente encontradas pelos consumidores através do Google. Para isso, é necessário trabalhar as técnicas de SEO (Search Engine Optmization). O SEO vai ajudar a conseguir um bom ranqueamento e ficar à frente dos concorrentes.
Mas mesmo que o seu negócio em um ponto físico, muitas vezes é na internet que irão chegar até ele primeiro. É importante que tenha informações de contato e localização, além, claro, sobre seu serviço ou produto.
Mas como fazer meu negócio aparecer no Google?
Trabalhar palavras-chaves no conteúdo e construir links externos é elementar. Portanto, se preocupar apenas com esses fatores não é mais suficiente. Para seu negócio aparecer no Google, as estratégias de marketing digital precisam fazer com que sua marca crie relevância.
Especialidade
Por que o Google deve considerar sua marca como referência? Inclua informações como histórico da empresa e informações sobre quem é o fundador.
Se for um profissional liberal, disponibilize as informações de seu currículo que mostrem seu valor no mercado. Em contraponto, se o negócio for um e-commerce, fale sobre o objetivo do site, se é multimarcas ou sobre determinado segmento.
Autoridade
Os algoritmos do Google são programados para entender quando um site tem autoridade sobre o assunto e priorizar ele nos resultados das buscas. Sendo assim, para seu negócio aparecer no Google, é preciso ter um conteúdo de qualidade.
Para isso, a plataforma analisa o engajamento do conteúdo, medindo dados como acessos, compartilhamentos e links externos.
Confiança
O Google também leva em consideração a reputação da marca online. A plataforma fiscaliza especialmente sites que utilizam meios de pagamento, verificando se são seguros para compras.
Consequentemente, é preciso prestar atenção na reputação do seu negócio nas redes sociais, comentários no seu site e em outros meios de avaliação de marcas como o Reclame Aqui.
Design e programação do site
Também é importante para a otimização de seu site nos mecanismos de pesquisa que o site tenha uma boa hierarquia e navegabilidade. Por exemplo, é muito importante nos dias de hoje que ele tenha uma boa navegação no mobile.
Além disso, a velocidade de carregamento das páginas é levada em conta. Para isso, sites como o PageSpeed Insights, do próprio Google, podem ajudar a avaliar a velocidade e o que é preciso fazer para melhorar.
Referências: Empreendedor, Suporte Google
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