Objetivo é garantir a ordem e segurança do processo eleitoralA Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) inicia, hoje, a operação Eleições 2008 com o objetivo de promover ações preventivas e repressivas para garantir a ordem e segurança do processo eleitoral em Santa Catarina.
Todo o efetivo da Polícia Militar e Polícia Civil — cerca de 15 mil homens e mulheres — estará de sobreaviso para atender eventuais emergências. A SSP vai disponibilizar os números 190, da Central de Emergência, e o 197, da Polícia Civil, para recebimento de denúncias e atendimento de ocorrências.
A Polícia Civil vai instalar cartórios de plantão criminal nas zonas eleitorais para garantir eficiência e rapidez para as soluções na área da Polícia Judiciária. A PC também vai instalar, em zonas eleitorais de maior movimento, a estrutura de uma Delegacia Móvel -microônibus com cartório policial e todos os meios de comunicação.
A Polícia Ambiental e Polícia Militar Rodoviária Estadual também vão estar de plantão durante o período eleitoral. Para o secretário da Segurança Pública, em exercício, delegado Paulo Roberto Dias Neves, a estrutura montada visa garantir tranqüilidade e a ordem pública para que o processo eleitoral transcorra sem maiores incidentes.
— É uma característica histórica do povo de Santa Catarina exercer seu direito e dever de voto com tranqüilidade e harmonia — destaca o titular da SSP.
A venda e comercialização de bebidas alcoólicas no dia 5 de outubro, domingo, foi proibida em seis cidades de Santa Catarina. No Sul, a decisão foi do juiz titular da Zona Eleitoral, Luiz Fernando Boller, que proibiu a venda e o consumo de álcool na 33ª Zona Eleitoral de Santa Catarina, que abrange alguns bairros de Tubarão e os municípios de Pedras Grandes, Treze de Maio, Jaguaruna e Sangão.
Em Chapecó, portaria assinada pelo Delegado Regional de Polícia, Mauro Cândido Santos Rodrigues, proíbe o funcionamento de bares e similares, bem como a realização de eventos festivos das 22h do dia 4 de outubro (sábado) até às 19h do dia 5 de outubro (domingo). Também ficam suspensos, neste período, os alvarás de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
(DC)