Uma casa mobiliada dentro do Shopping Iguatemi e a distribuição de 50 litros de chopp no centro da cidade – mas apenas meio copo, que é o que sobra depois de descontados os impostos – são duas das ações que serão realizadas por jovens empresários da Capital, no próximo final de semana (27 e 28), para chamar a atenção sobre o peso dos tributos no dia-a-dia do brasileiro. Nos dois locais, também haverá o Impostômetro, atualizado em tempo real, informando quanto foi pago de tributos até o momento no país.
O Feirão do Imposto 2008 na capital catarinense é realizado em parceria pelos núcleos jovens da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento ocorre em mais de 100 cidades brasileiras e, em Santa Catarina, em 11 municípios, sob a coordenação geral do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc).
Tributos
O Brasil tem 83 tributos e, em alguns produtos, mais de 30% do preço é apenas imposto. É o caso, por exemplo, do óleo de soja (37,18%), do açúcar (40%), da água (45,11%), do refrigerante (47%), do xampu (52,35%) e da gasolina (57,03%). Nos primeiros seis meses de 2008, foram arrecadados em impostos R$ 515,36 bilhões, um aumento de 15,90% em relação ao mesmo período de 2007, quando a arrecadação alcançou R$ 444,66 bilhões.
Feirão do Imposto
Na esquina das ruas Felipe Schmidt e Deodoro, das 8 às 14 horas de sábado (27), serão realizadas várias ações para demonstrar o peso dos impostos no dia-a-dia do cidadão. Uma delas é a distribuição de 50 litros do Chopp Opa Bier, de Joinville. Cada pessoa irá receber menos de meio copo da bebida, que é o que sobre após retirar os 56% dos tributos. Também será montado um mini-posto de gasolina, aparelhado de bombas de combustível, carros e motos, apontando o índice do imposto em cada um deles.
Casa do Imposto
No Shopping Iguatemi, será montada uma casa mobiliada e com prateleiras cheias no sábado e domingo (27 e 28), no segundo piso. Em cada produto, objeto e móvel da casa, uma etiqueta vai informar o quanto o consumidor paga de impostos ao governo seja para montar a garagem (haverá bomba de gasolina, moto, ferramentas e produtos de limpeza), a cozinha (fogão, mesas, bebidas e mantimentos), o lavabo (vaso sanitário, espelhos, armários) e o dormitório (cama, colchão, roupas, quadros e tapetes).
Mobilização
O coordenador da ACIF Jovem, Sandro Yuri Pinheiro, afirma que os impostos embutidos nos preços dos produtos prejudicam toda a cadeia produtiva e que “é inegável a necessidade de a sociedade se mobilizar e lutar por mudanças no esmagador sistema tributário brasileiro”
. Já o vice-coordenador da CDL Jovem de Florianópolis, Renan Stringhini, diz que “todo cidadão deve ter a consciência do quanto ele deixa de consumir para pagar em impostos. A Casa do Imposto é uma forma de trazer estas informações para o dia-a-dia de todos”.
Serviço
O quê: Feirão do Imposto
Quando: Sábado (27), das 8 às 14 horas
Onde: Esquina das ruas Felipe Schmidt e Deodoro, Centro da Capital
O quê: Casa do Imposto
Quando: Sábado (27) e domingo (28), das 10 às 22 horas
Onde: Piso L2 do Shopping Iguatemi