Nos dias 09,10 e 11 de novembro o nosso Núcleo de Paisagismo realizará a quinta edição da Semana de Paisagismo, o tema central deste ano é “Intervenções Urbanas”.
As palestras e debates serão oportunidades de explorarmos áreas da cidade que podem ser “modificadas” com introdução de “artes” e novas maneiras de percepção deste cenário urbano, proporcionando novas experiências para o olhar daqueles que transitam pela Capital. Todas as atividades têm o objetivo de dar iniciativa e ênfase às ações envolvendo o meio ambiente, planejamento, sustentabilidade e participação da comunidade.
O evento contará com dois dias de palestras no auditório da matriz da ACIF, e um visita técnica à parada de parada de ônibus ecossustentável, na Rua Rui Barbosa em frente à casa do Governador, no último dia do evento.
“As intervenções urbanas são realizadas em espaços públicos e colocam em questionamento a percepção em torno do objeto artístico. Elas proporcionam uma experiência estética e recriam as relações dos moradores com o ambiente, não só visuais, mas sobre a forma de interação com o meio, em determinadas intervenções”, destaca a coordenadora do Núcleo de Paisagismo da ACIF, Eneida Goss.
São apoiadores do projeto a FACISC, SICRED e a PAE.
- O evento é gratuito!
Programação:
- 09 de novembro – 19h
Palestrante: Jordi Castan
Jordi Castan é paisagista. Estudou na Escola de Parcs i Jardins de Barcelona e trabalhou com Roberto Burle Marx em projetos de paisagismo na Venezuela. É diretor da Boavista Paisagismo e Consultoria, uma empresa com mais de 30 anos de experiência no setor. Com mais de 800 projetos executados no Brasil e no exterior. Fundador do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) e da Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais de Santa Catarina (Aproesc).
- 10 de novembro – 19h
Palestrante: Elizabeth de Siervi
Graduada em Arquitetura e Urbanismo, mestre e doutora em Engenharia Ambiental, PPGEA/UFSC e pós-doutora em Arquitetura pelo PósARQ/USFC. Desenvolve atividades na área de Planejamento participativo, com ênfase em metodologias qualitativas para diagnósticos locais, envolvendo ações de Educação Ambiental, Planejamento Regional e Sustentabilidade e Participação Comunitária. Atualmente é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e colaboradora no Laburb – Laboratório de Urbanismo/UFSC no projeto de extensão Jardins domésticos e Paisagem Cultural e na pesquisa de mapeamento das hortas urbanas de Florianópolis em conjunto com a Rede Semear Floripa.
- 11 de novembro às 14h
Visita técnica a Parada de ônibus Ecossustentável.
Parada de Ônibus Ecossustentável: Rua Rui Barbosa em frente à casa do Governador.