HOMENAGEM DA ACIF AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:
1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
No Brasil, o governo federal instituiu a Lei 9433, de 8 de janeiro de 1997 que é conhecida como a Política Nacional dos Recursos Hídricos, cujos objetivos são:
I – assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos;
II – a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável;
III – a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.
Se cada um fizer a sua parte, com pequenas atitudes e mudanças de hábito, podemos contribuir positivamente para assegurar água com qualidade para as futuras gerações do planeta.
FAÇA A SUA PARTE!!!
PEQUENOS HÁBITOS QUE PODEM FAZER A DIFERENÇA NA SUA CONTA DE ÁGUA E NO MEIO AMBIENTE!!
· Ao lavar o carro utilize um balde em vez de mangueira. Economia média de 660 litros de água;
·
· Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes. Economia média de 50 litros de água. ISTO SERVE TAMBÉM PARA A LIMPEZA DOS NOSSOS TANQUES DE PREPARAÇÃO DE PRODUTO!!!;
·
· Varra a calçada em vez de usar a mangueira. Economia média de 200 litros de água. Um esguicho libera quase 280 litros de água em 15 minutos;
·
· Use a água do tanque ou da máquina de lavar roupas para lavar calçadas;
·
· Regule as válvulas de descarga dos banheiros e evite dar descargas prolongadas;
·
· Durante o banho procure abrir o chuveiro só para se ensaboar e depois para se enxaguar. PELO MENOS NO VERÃO!!;
·
· Na torneira da cozinha procure primeiro ensaboar a louça, de pois abra a torneira para enxaguar. ISTO SERVE TAMBÉM PARA A LIMPEZA DOS NOSSOS TANQUES DE PREPARAÇÃO DE PRODUTO!!!;
·
· Faça uma revisão periódica em sua instalação hidráulica, verifique se há rachaduras e vazamentos nos canos;
·
· Informe o poder público caso notar algum vazamento na rua, em hidrantes, canos, caixas-d'água, etc;
·
· NÃO USE A PRIVADA COMO LIXEIRA OU CINZEIRO e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água.
·
· LUGAR DE LIXO É NO LIXO. Jogando no vaso sanitário você pode entupir o encanamento. E o pior é que o lixo pode voltar pra sua casa.