Homenagear aqueles que fizeram história foi um dos objetivos do jantar em comemoração aos 40 anos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizado na última sexta-feira,1/7, em Florianópolis. O evento, prestigiado por 400 convidados, entre eles empresários e autoridades políticas, entregou um troféu em reconhecimento aos ex-presidentes da Federação. O presidente da FACISC, Alaor Tissot, enalteceu o trabalho dos ex-presidentes, dos parceiros, das associações empresariais e empresários que se dedicaram ao longo desses anos pela entidade. “Estar com 40 anos significa que ainda somos muito jovens e temos um caminho grande a trilhar. Que os próximos 40 sejam tão promissores quanto os que passaram”.
O primeiro presidente da entidade, Ody Varella esteve presente, assim como familiares de quatro presidentes que representaram aqueles que já faleceram. O presidente da FACISC de 2001 a 2005, Antonio Rebelatto falou em nome dos homenageados. “Cada um que recebe aqui este reconhecimento é merecedor. Dedicou seu tempo de forma voluntária em prol das causas empresariais. A FACISC é o que é hoje devido a dedicação de cada um daqueles que ajudaram a construir a sua história”. Ele também lembrou os tempos em que foi presidente e destacou o trabalho da Facisc nos dias atuais.
Programa Facisc de Excelência na Gestão de ACIs
Também durante o evento, a FACISC reconheceu e destacou o trabalho de 12 associações empresariais que participaram do Programa Facisc de Excelência na Gestão de ACIs. As associações
Em julho de2010, a FACISC e o MCE – Movimento Catarinense para a Excelência – se uniram para implantar o programa. O objetivo era disseminar os conceitos do modelo de excelência da gestão nas associações empresariais do estado, por meio de diagnósticos e capacitações e avaliar a aplicação deste modelo, oferecendo reconhecimento público às associações que se destacarem.
Composto de várias etapas, o programa teve a participação inicial de 92 ACIs na fase do diagnóstico, através do preenchimento de questionário especifico. Ao final do processo, todas receberam um relatório de avaliação com comentários sobre o que pode ser melhorado em sua gestão.
Após o diagnóstico, foram compilados os dados respondidos e elaborado um ranking por regionais. As duas associações empresariais que obtiveram as maiores pontuações por regional foram convidadas a participar da etapa de capacitação.
Os representantes das ACIs selecionadas participaram de encontros presenciais, num total de 48 horas de capacitação e orientação sobre como melhorar sua gestão de acordo com o modelo de excelência da gestão.
As ACIs participantes tiveram quatro meses para aplicar os conhecimentos adquiridos na capacitação e realizar melhorias em sua gestão. Depois realizaram uma autoavaliação, na qual apresentaram suas práticas de gestão e as melhorias adotadas com a participação no programa.
As autoavaliações foram enviadas a consultores capacitados para preparação da validação externa, ou seja, visita in loco.
Segundo André Gaidzinski, presidente do MCE, este programa é inédito no movimento associativista no país. “Está baseado nas mais modernas ferramentas de gestão. As ACIs têm a grande oportunidade de se adequarem no modelo de excelência de gestão, utilizado e reconhecido por inúmeras empresas e instituições”, destaca.
A FACISC prestou uma homenagem aos consultores regionais que, de forma voluntária, dedicaram-se a realizar as visitas para validação externa da autoavaliação. Os consultores Eliane Lopes, consultora regional Meio Oeste, Scheila Raquel Mazurek Lenzi, consultora regional Alto Vale, Giovane Ferreira Pereira, consultor regional Sul, Adriano Hubner, consultor regional Planalto Norte e Mário Augusto S. Thiago, consultor regional Grande Florianópolis, receberam um certificado por sua dedicação.
ACIs
A FACISC reconheceu as associações que participaram de todas as etapas do Programa. Cada entidade recebeu um certificado pela sua participação. Na categoria Pequeno Porte com até 249 associados foram reconhecidas as seguintes associações:
Associação Empresarial de Fraiburgo, Associação Empresarial de Rio Negrinho, Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste, Associação dos Empresários de Itapiranga, e a Associação Empresarial do Vale do Araranguá.
Na categoria médio porte, que possuem de 250 a 799 associados, foram reconhecidas as entidades:
Associação Empresarial de Rio do Sul, Associação Empresarial de São Bento do Sul, Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste, Associação Empresarial de Itajaí e Associação Empresarial de Tubarão.
Na categoria grande porte, que tem a partir de 800 associados, foram reconhecidas as ACIs:
Associação Empresarial de Jaraguá do Sul e a Associação Comercial e Industrial de Chapecó.
Destaque
A FACISC e o MCE destacaram as ACIs que obtiveram a melhor pontuação na avaliação do Programa de Excelência na Gestão de ACIs. As três entidades que se destacaram foram: na categoria pequeno porte: Associação Empresarial de Fraiburgo. Na categoria médio porte Associação Empresarial de São Bento do Sul, e na categoria grande porte Associação Empresarial de Jaraguá do Sul.
Até o final de agosto, a FACISC e o MCE lançarão a segunda edição deste programa.
A Facisc ainda fez uma homenagem ao ex-presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Antonio Zimmermann.