Dirigentes da ACIF serão homenageados pela
Câmara de Vereadores
Todos os anos, por ocasião do aniversário de Florianópolis, a Câmara de Vereadores presta homenagens a personalidades que se destacam por serviços relevantes prestados à cidade. Em 2008, dois dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) serão homenageados – o vice-presidente Doreni Caramori Júnior e o ex-presidente e sócio benemérito Ody Varella. O primeiro receberá a Medalha do Mérito do Município e o segundo o título de Cidadão Honorário de Florianópolis. Além deles, o jornalista Manoel Timóteo de Oliveira Neto, da assessoria de comunicação e da Comissão de Turismo da entidade, também será condecorado com a Medalha do Mérito do Município. A solenidade será no dia 24 de março, às 20h, na Assembléia Legislativa.
Aos 27 anos, formado em Administração e em Direito, com pós-graduação em Matemática Aplicada em Finanças, Doreni Caramori Júnior é empresário dos setores de entretenimento, consultoria e imobiliário. Tem forte atuação associativista, tendo ocupado a presidência da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), além de participar dos conselhos Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal e do programa Primeiro Emprego do Conselho Nacional da Juventude, além do Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa. Desde abril de 2007 é conselheiro da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e preside também o Conselho Consultivo da Conaje.
Natural de Tijucas, Ody Varella iniciou a carreira profissional como técnico de administração e contabilidade em Joinville, cidade na qual prestou serviços para empresas como a Consul e a Tigre. Na década de 1950 mudou-se para Florianópolis, gerenciando a maior empresa comercial da Capital na época, A Modelar. Também comandou a diretoria administrativa da Rádio e Televisão Cultura. Na ACIF, ocupou os cargos de presidente, vice-presidente, diretor financeiro e presidente do conselho superior. Também fundou a Facisc, entidade que também presidiu. No esporte, teve grande participação como atleta e dirigente, exercendo, entre outras funções, a presidência da Federação Catarinense de Futebol de Salão. Pelos serviços prestados ao Esporte, em 2001 recebeu a Comenda do Mérito Desportivo, concedida pelo Conselho Estadual de Desportos.
O jornalista Manoel Timotéo de Oliveira Neto iniciou a carreira na seccional catarinense da Agência Nacional, hoje Radiobrás. Desde 1981, atua na assessoria de imprensa e na comissão de turismo da ACIF e já colaborou com as federações de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (Fhoresc) e das Associações Comerciais (Facisc), além das associações das Agências de Viagens (Abav/SC), Catarinense de Supermercados (Acats), de Avicultura e Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih/SC). Também ocupou a presidência da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC). Atualmente, integra a diretoria da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).