Hoje é o Dia do Cliente. E nada melhor do que mostrar a importância dos nossos clientes.
Com a crise do coronavírus, tivemos que reinventar a maneira de vender, e principalmente, de como nos comunicamos com nossos clientes. Quase a totalidade das vendas nesses últimos meses aconteceu de forma virtual, seja por rede social ou e-commerce.
Com isso, o atendimento ao cliente foi levado para o digital também. E assim, os consumidores exigiram mais atenção através das plataformas online. Por isso, ter um atendimento eficaz e humanizado se tornou algo fundamental.
Segundo a Compre&Confie – ferramenta para consultar a reputação e avaliação das lojas digitais – o comércio online no Brasil aumentou 81% em abril deste ano, comparado com o mesmo mês do ano passado. Isso representa um faturamento de mais de R$ 9 bilhões.
Por que investir nos canais digitais para o atendimento?
Bom, a primeira resposta para isso é pela pandemia. Muitas pessoas estão evitando sair de casa, mas isso não as impedem de comprar o que precisam. Por isso, ter a sua marca nas redes, ou até em um e-commerce, é essencial.
Além disso, você pode compartilhar informações em tempo real. Sobre os novos horários de funcionamento ou promoções, isso cria um sentimento de confiança e acolhimento para seus clientes. E ainda pode usar as redes para criar e divulgar conteúdos sobre assuntos relacionados ao seu negócio, se tornando uma autoridade no assunto.
E claro, assim você terá mais um canal para ouvir seus clientes e aprender com eles. Através das avaliações de produtos, você consegue saber onde está acertando e onde precisa melhorar.
Atendimento ao cliente: o que é fundamental?
Então, para ter o melhor atendimento ao cliente, vamos passar algumas dicas.
Com as constantes mudanças que as empresas estão fazendo nas suas operações, tirar um tempo e focar apenas nas necessidades dos clientes é muito importante. Ter um contato personalizado com cada um, conversar, entender sua dor, tirar suas dúvidas, nunca se fez tão necessário. Por isso, não deixe que seus canais sejam respondidos por bots (aquelas respostas prontas e automáticas). Torne o atendimento humano.
Seja sempre sincero sobre as condições de prazos de entrega, disponibilidade de produtos e as qualidades de cada um. Com a pandemia, muitas entregas estão sendo afetadas e podem demorar. Deixe seu cliente bem informado e ciente das condições, pois assim, aumentará a sua credibilidade, e fortalecerá as relações com seu público.
Com o atendimento digital é possível ter maior agilidade nas respostas. Mas lembre-se de manter todos seus canais de comunicação integrados. Assim, o cliente pode começar uma conversa pelo e-mail e terminar no telefone, tendo um atendimento coeso e sem pausa.
Fazer parte de uma associação pode ajudar, e muito, no seu atendimento ao cliente. Isso porque, através do associativismo você encontrará muitos cursos e eventos sobre o assunto, proporcionando melhoras na sua gestão. Além disso, dentro do associativismo há uma constante troca de experiências e informação entre os empresários, o que te ajudará a ter outros conhecimentos nessa e outras áreas.
A ACIF está sempre ao lado do empresário, para que juntos, possamos pulsar e prosperar Floripa!