A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) acompanhou com preocupação os fatos ocorridos em Canasvieiras nesta última segunda-feira (19). Infelizmente, as cenas de tensão registradas são o desfecho evidente de um problema que se arrasta há meses e demonstram que é hora de as autoridades tomarem medidas adequadas à complexidade do assunto.
O comércio ambulante ilegal movimenta cifras consideráveis de recursos – dinheiro que certamente não fica nas mãos dos indivíduos que ocupam as calçadas – e precisa ser tratado de forma integrada. Há que se atentar ao problema social, mas também às questões de segurança pública. O enfrentamento da questão precisa incluir o fechamento dos locais onde os produtos são armazenados e a identificação dos responsáveis pelo aliciamento de centenas de pessoas e a distribuição dos itens vendidos. Em paralelo, há necessidade de os órgãos de segurança garantirem a liberdade e a tranquilidade da população.
População, fundamental acrescentar, que deve fazer sua parte. O consumo de produtos ilegais ajuda a movimentar um enorme mecanismo que causa prejuízos ao estado, destrói empregos formais e coloca em risco o próprio cidadão.
Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).