A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) vem a público exigir que as autoridades constituídas tomem uma atitude para garantir a segurança de moradores e empresários de Canasvieiras. A atuação descontrolada de ambulantes ilegais, que hoje se sentem livres até para intimidar e atacar proprietários de estabelecimentos legalmente constituídos, vem aumentando a sensação de revolta entre aqueles que pagam impostos e cumprem a lei.
Cabe ao poder público, representado pelas polícias e pelos órgãos fiscalizadores, reprimir a atuação criminosa de indivíduos que agem de forma violenta para garantir espaço ao comércio ilegal.
O combate à essa prática é missão importante – e não deve ser deixado de lado como algo menor. O comércio ilegal é abastecido, em grande parte, por produtos contrabandeados, fruto de descaminho ou por itens falsificados que colocam o consumidor em risco, geram perda de tributos, destroem empregos nas empresas que atuam dentro da lei e geram perdas aos comerciantes. A omissão no combate à essa prática gera insegurança generalizada e beira à irresponsabilidade.
Infelizmente, turistas, moradores e empresários de Canasvieiras presenciaram no fim de semana novos episódios de violência provocados pela omissão do Estado no controle e combate ao comércio ilegal. A ACIF exige que algo seja feito para que as imagens não se repitam e para que algo ainda pior não venha a ocorrer.
Associação Comercial e Industrial de Florianópolis