A revitalização da Rua Vidal Ramos, o primeiro shopping a céu aberto do Centro de Florianópolis, virou um case nacional. Na manhã desta segunda-feira, 10, uma comitiva de prefeitos, secretários de desenvolvimento econômico e empresários do Ceará, liderada pelo vice-governador, Domingos Gomes de Aguiar Filho, se reuniu com representantes do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae/SC) e da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) para conhecer o trabalho. O objetivo é implantar um projeto de revitalização urbana semelhante ao da capital catarinense nos municípios de Sobral, Tauá e Itapipoca, no Ceará.
Após apresentações, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas no Centro de Educação Empresarial do Sebrae/SC, a comitiva foi até a Vidal Ramos para presenciar os resultados. “Foram três anos de muita persistência, conscientização e desafios. Mas o resultado final compensou. Hoje o turista encontra um espaço agradável e com infraestrutura para passear e fazer compras. Antes, visitava o Mercado Público na região central e ia embora. A parceria público-privada, com o apoio do Sebrae/SC e da ACIF, foi fundamental”, avalia a empresária e coordenadora da câmara de lojistas, Rose Macedo Coelho.
Há uma série de vantagens para quem adere à revitalização, além de consultoria especializada e oportunidades de capacitação. “O resultado final derrubou paradigmas e dúvidas. A valorização do espaço, o trabalho de capacitação e o auxílio aos empresários deu uma nova vida à Vidal Ramos”, avalia o gestor do projeto no Sebrae/SC, Iriberto Antônio Mosquetta, que também falou sobre a importância da manutenção do mobiliário – bancos, floreiras e lixeiras, o que já está em andamento.
Para o vice-governador do Ceará, a parceria entre o poder público e o privado, com o apoio das entidades foi o que mais impressionou, demonstrando a importância dessa união para o desenvolvimento das cidades e para superar desafios. “O trabalho de revitalização urbana não pode ser atribuído só ao governo, a sociedade também precisa participar. Florianópolis é uma prova real de que isso é possível”, comentou Domingos.
O secretário de estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinning, também participou do encontro e refletiu sobre a importância da revitalização do centro da cidade diante da cultura do shopping center. “As pessoas querem um ambiente prazeroso, com uma boa infraestrutura para fazer compras. É uma iniciativa elogiável, resultado de parcerias entre os empresários e o governo”, explica. Sander De Mira, presidente da ACIF, também comentou que o sucesso da Vidal Ramos Open Shopping incentivou outros projetos de interesse local, como a estruturação das Vias Gastronômicas de Florianópolis e o Shopping Centro, este último réplica da iniciativa feita na Vidal Ramos. Após a visita na capital, a comitiva seguiu para Blumenau, também para uma missão técnica.