Surge em Florianópolis mais uma iniciativa para acabar com a preocupação de pais e mães quanto ao acolhimento de seus pequenos durante a jornada de trabalho. Começa a funcionar na próxima semana o primeiro berçário com câmeras transmitindo via internet, em tempo real, tudo o que acontece na área dos bebês, na Vargem Grande.O berçário, um dos únicos a receber bebês com idade a partir dos 3 meses, foi todo arquitetado com fraldário e lactário personalizados pela Escola Dinâmica.
Quando os clientes em questão têm apenas alguns meses de vida, o serviço tem de ser de ponta e transparente ao máximo para os pais. Um processo natural, quando analisadas as pesquisas que dão conta que no Sul as mulheres são as mais economicamente ativas, 29,47% segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) feita pelo IBGE em 2009, e o crescimento delas na chefia do lar. De 2001 a 2009 o número de mães responsáveis pelo lar subiu de 27% a 35%, mostrou em 2011 o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (Ipea).
Com este serviço de monitoramento online, acaba-se a preocupação das mães que cada vez mais trabalham fora e conquistam importantes posições no mercado profissional. As imagens das câmeras ficam restritas aos pais, que poderão ficar de olho nas turmas do berçário, na Unidade Ambiental da Escola Dinâmica, sempre que quiserem. A partir desta segunda-feira, o ambiente planejado pelo arquiteto Osny Meira Junior contará com 16 vagas na turma B1 (de 3 meses a 1 ano) e mais 16 na turma B2 (a partir de 1 ano).
O berçário da Unidade Ambiental da Escola Dinâmica também conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas no trato com os pequenos, com o objetivo de promover a sua estimulação e trabalhar com todos os sentidos desde o berço, com atividades que incluem, por exemplo a música. A enfermeira pedagoga, Silvia Mara Varella, vai coordenar uma equipe de profissionais que inclui berçaristas, auxiliares de higiene e limpeza e lactarista, além da nutricionista Taynara Laurentino de Souza. As crianças terão atividades com o musicista Marco Oliva e com a psicomotrista Joana Carniel, profissional da Educação Física especialista na primeira infância.
“São muito poucas as instituições de ensino, hoje no Brasil, que oferecem este conjunto de serviços. Por estarmos lidando com pequenas vidas, queremos disponibilizar o máximo de elementos para tranquilizar os pais e encantar eles e os bebês”, ressalta Ângela Diener, diretora da Escola Dinâmica e idealizadora do projeto.