Florianópolis se prepara para receber fórum mundial de turismo
Entidades catarinenses envolvidas na organização do 9º Fórum Mundial de Viagens e Turismo do Conselho Mundial de Turismo e Viagem (WTTC, sigla em inglês), que ocorre de 14 a 17 de maio em Florianópolis, lançam na próxima quarta-feira uma campanha para "preparar" a cidade para o evento.
Com o slogam Quando todos se juntam a cidade fica muito mais limpa, a Floripa Recebe pretende estimular as pessoas a participarem de um mutirão de limpeza e embelezamento das ruas, que deve acontecer entre os dias 8 e 10 de maio.
Na quarta-feira, representantes da Câmara de Articulação e Mobilização Social se reúnem com líderes comunitários no auditório da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio), na Capital, para apresentar o projeto e as ações previstas para cada comunidade.
A proposta é que as ações iniciadas em função do evento internacional sejam repetidas anualmente.
Entre as entidades participantes da campanha estão a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas mpresas (Sebrae-SC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Florianópolis), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro), Florianópolis Convention & Boreau e Fecomércio.
(Diário.com)
Pavilhão para o WTTC beneficia turismo local
Entre os benefícios que o Congresso do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC na sigla em inglês), que ocorre de 14 a 18 de maio, no Costão do Santinho, Norte da Ilha de Santa Catarina, trará ao Estado, um já está garantido. O Pavilhão Tuguá, um espaço de padrão internacional medindo 1, 8 mil metros quadrados e capacidade para três mil pessoas alocado no Costão do Santinho Resort deve ser concluído no próximo sábado.
O pavilhão estreará como palco para as discussões entre os principais líderes do turismo mundial e ficará para abrigar eventos de diferentes tipos na Capital, reforçando o turismo de eventos no Estado. De acordo com os cálculos do engenheiro civil Aderbal Neves, diretor técnico do Costão Ville Empreendimentos Imobiliários, a obra levou apenas cerca de 60 dias para estar concluída, tempo recorde graças ao método construtivo empregado.
– O sistema que utilizamos é muito comum na Europa e nos Estados Unidos, mas não tão difundido no Brasil apesar de todas as vantagens. No lugar da alvenaria utilizamos montantes metálicos de 10 centímetros de espessura que garantem o isolamento térmico equivalente a 40 centímetros de alvenaria. Em apenas quatro semanas, já tínhamos cinco mil metros de parede erguidas.
O destaque do pavilhão é sua versatilidade já que foi desenhado para comportar em um mesmo ambiente diversos tipos de estrutura, como feiras, com capacidade para 56 estandes de 20 metros quadrados; banquetes para 1,5 mil pessoas; e auditório, com capacidade para 2,6 mil pessoas.
Projeto viabiliza a infraestrutura
O conforto está garantido com sistema de ar-condicionado central, geradores, e wi-fi em todo o espaço. Além do salão central, o espaço ainda conta salas de apoio e banheiros, convencionais e destinados a deficientes.
As instalações elétrica e hidráulica também foram pensadas para atender a diferentes necessidades, incluindo apresentações musicais.
– É viável, por exemplo, instalar um espaço de cabeleireiro no centro do pavilhão já que temos sistema de água, esgoto e luz disponíveis em todo o espaço. Dificilmente outro espaço em Santa Catarina se iguala a essa pavilhão – declarou Neves.
Entidades estaduais como a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), a Fecomércio/SC, o Sebrae, o CDL, Florianópolis Convention Bureau, o Sesc e o Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC) estão lançando a campanha “Florianópolis Recebe”. A iniciativa terá duas frentes de trabalho – uma liderada pela Câmara de Articulação e Mobilização Social e outra pela Câmara de Divulgação.
Amanhã, a Câmara de Mobilização promove reunião com a participação de centenas de líderes comunitários.
– Como a criação do projeto foi motivada pela realização do WTTC, sua repetição anual será um dos legados que este evento de importância mundial deixará para a cidade – diz Ernesto São Thiago, que é representante da Acif no grupo.
Uma das ações do grupo é estimular as pessoas a participar de um grande mutirão de limpeza e embelezamento das ruas previsto para ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de maio.
(Economia – Diário Catarinense)
TZQG: Sinapro/SC prepara cidade para o WTTC
A iniciativa tem duas frentes de trabalho – uma liderada pela Câmara de Articulação e Mobilização Social e outra pela Câmara de Divulgação. Na próxima quarta-feira, dia 29, por exemplo, a Câmara de Mobilização promove reunião com a participação de centenas de líderes comunitários. Durante o evento, no auditório da Fecomércio/SC, os participantes vão se comprometer a pôr em prática uma série de ações em cada comunidade. Essas ações deverão ser repetidas anualmente. “Como a criação do projeto foi motivada pela realização do WTTC, sua repetição anual será um dos legados que este evento de importância mundial deixará para a cidade”, diz Ernesto São Thiago, que é representante da ACIF no grupo.
No mesmo evento, será distribuído material gráfico da campanha. Os cartazes e flyers que serão entregues foram propostos pela Câmara de Divulgação, liderada pelo Sinapro/SC. “O WTTC está servindo de estímulo para que inúmeras entidades trabalhem unidas. O Sinapro apostou nessa integração e estamos felizes por podermos contribuir para que a cidade colha os benefícios do evento”, diz o presidente do Sindicato das Agências de Propaganda, Daniel Araújo.
As peças têm como slogan a frase Quando todos se juntam a cidade fica muito mais limpa e pretendem estimular as pessoas a participar de um grande mutirão de limpeza e embelezamento das ruas previsto para ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de maio. “O Florianópolis Recebe é uma ação de sensibilização para todos os habitantes da capital cuidarem melhor da sua cidade. Com isso, todos estarão ganhando – nós, moradores, e os turistas, já que a idéia central é perenizar”, diz o diretor do Sinapro/SC, Kiko Silva, e da TZQG, agência que produziu o material. Além dos cartazes, banners e flyers, também foram produzidas camisetas especialmente para a ação. Para obter mais detalhes sobre a campanha, o site na internet é o www.florianopolisrecebe.com.br.
Ficha Técnica
Cliente – Cômite Consultivo do Trade do Turismo
Câmara de Articulação e Mobilização
Agência: TZQG
Direção de Criação – Elízio Jorge Eluan Jr.
Redação – Kiko Silva, Camille Albino
Direção de Arte – Elízio Jorge Eluan Jr, Jacqueline Lópes
Atendimento – Kiko Silva, Carla Lourenço
Produção – Marlene Silveira
Aprovação – ACIF, SESC, CDL Florianópolis, FECOMERCIO, ASSESC, SEBRAE e Convention Bureau Florianópolis e Região
(Tudocom)