Os impostos nas etiquetas
Feirão em cem cidades do país mostrou o que está embutido nos preços
Mini-posto foi montado no local mostrando na bomba de combustíveis que mais de 57% do preço da gasolina é de taxas
Mesmo debaixo de muita chuva, empresários se mobilizaram no final de semana em um evento contra a alta carga tributária, no Centro da Capital. O Feirão dos Impostos ocorreu simultaneamente em cem cidades brasileiras, 11 delas em Santa Catarina.
Na Capital, no Shopping Iguatemi, no sábado e domingo, foi montada a casa do imposto.
– Esses eventos são de extrema importância para conscientizar a população sobre os impostos abusivos e para o pequeno retorno em investimentos que a sociedade recebe em troca – afirmou o coordenador da Acif Jovem, Sandro Yuri Pinheiro.
Na esquina das ruas Felipe Schmidt e Deodoro, no Centro, foram realizadas diferentes ações: além da panfletagem, com a lista de produtos e os respectivos impostos embutidos em cada um deles, foram distribuídos 50 litros do Chopp Opa Bier, de Joinville, mas somente menos de meio copo para cada pessoa, que é o que sobra após retirar os 56% de tributos incluídos na bebida. Um mini-posto, com bomba de combustível, também chamava a atenção para a carga tributária da gasolina (57,3%), carros (43,63%) e motos (44,4%).
Impostômetro mostra arrecadação em tempo real
As pessoas puderam conferir o quanto de impostos é pago em produtos que usam no dia-a-dia, desde material de higiene pessoal e limpeza, alimentos e até a mobília. Também foi montado um impostômetro, informando, em tempo real, quanto foi arrecadado pelo governo neste ano.
O Feirão dos Impostos é uma iniciativa dos núcleos jovens da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
(DC, Economia, 29/09)
Contrariedade
Pelo menos a ACIF pretende reunir entidades empresariais, não apenas da Grande Florianópolis, para expressar contrariedade devido a operações, segundo expressa em nota oficial, que apenas expõem e prejudicam o segmento de forma negativa e predadora. Considerando um absurdo o que estão fazendo com empresários, na maioria das vezes, equivocadamente e com prejuízos pessoais incalculáveis.
(Notícias do Dia, Paulo Alceu, 29/09)
Feirão dos Impostos no final de semana
Dose de humor é atrativo
Uma casa mobiliada no Shopping Iguatemi e a distribuição de 50 litros de chope no Centro da cidade, mas apenas meio copo, que é o que sobra depois de descontados os impostos. Estas são duas das ações realizadas neste fim de semana por jovens empresários da Capital no Feirão dos Impostos.
O evento visa chamar a atenção sobre o peso dos tributos no dia-a-dia do brasileiro. Nos dois locais, também haverá o Impostômetro, atualizado em tempo real, informando quanto foi pago de tributos até o momento no país.
O Feirão do Imposto 2008 é realizado em parceria pelos núcleos jovens da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento ocorre em mais de cem cidades brasileiras e, em Santa Catarina, em 11 municípios, sob a coordenação geral do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc).
O Brasil tem 83 tributos e, em alguns produtos, mais de 30% do preço é apenas imposto. É o caso, por exemplo, do óleo de soja (37,18%), do açúcar (40%), da água (45,11%), do refrigerante (47%), do xampu (52,35%) e da gasolina (57,03%). Nos primeiros seis meses de 2008, foram arrecadados em impostos R$ 515,36 bilhões, um aumento de 15,90% em relação ao mesmo período de 2007, quando a arrecadação alcançou R$ 444,66 bilhões.
(DC, Economia, 28/09)
Promessas à economia
A maioria dos candidatos a prefeito de Florianópolis prometeu atender uma sugestão básica da Associação Comercial e Industrial da Capital (Acif), que é a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A lista dos que prometeram inclui Angela Albino, Dário Berger, Esperidião Amin, Nildão e Cesar Junior, informa o presidente da Acif, Dilvo Tirloni.
A entidade não pôde ouvir Afrânio Boppré e Joaninha, que não compareceram em sorteio antecipado.
(DC, Estela Benetti, 27/09)
Do mesmo lado
Última dos candidatos à prefeitura da Capital a participar da sabatina promovida pela ACIF, Angela Albino considerou que, apesar das divergências históricas, comunistas e empresários podem estar do mesmo lado. "O que nos aproxima é a emergência para solucionar problemas da cidade", destacou.
(DC, Palanque Eletrônico, 27/09)