(Coluna Luiza Gutierrez – Notícias do Dia, 26/11/2009)
FESTACIF
Estão à venda os convites para a FestACIF, a festa de final de ano da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), que acontece amanhã, a partir das 20h30min, no Floripa Music Hall. O convite dá direito a jantar, incluindo bebidas, além de show com a banda Stagium 10. Informações pelo telefone: (48) 3224-3627.
(Guia Hagah – Diário Catarinense, 26/11/2009)
DOBRADINHA
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Carlos Pacheco, e a Tractebel Energia são os homenageados de 2009 da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, que reúne amanhã representantes das classes empresarial e política, na confraternização de final de ano.
(Coluna Claudio Prisco – A Notícia, 26/11/2009)
(Estado – Notícias do Dia, 26/11/2009)
Oficina discute prioridades do Ministério do Turismo para Florianópolis
A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) será sede, quinta e sexta-feira (26 e 27) desta semana, da 1ª Oficina do Projeto de Gestão dos 65 Destinos Indutores, realizado pelo Ministério do Turismo (Mtur) com a coordenação do Instituto Marca Brasil. No encontro, que reúne representantes das três esferas do poder público – município, Estado e União – e trade turístico, deve ser apontado um diagnóstico em relação às principais necessidades da Capital catarinense, com o estabelecimento das prioridades de ação. “É importante destacarque o MTur utiliza essa ferramenta para definir quais projetos podem ser incluídos, inclusive por meio de emendas, em seu orçamento”, afirma o diretor de Turismo da ACIF, Ernesto São Thiago. Entre outros, três tópicos devem nortear a discussão: infraestrutura, capacitação e treinamento e marketing interno e externo. No primeiro caso, conforme São Thiago, os temas prioritários são os acessos à cidade e o saneamento. Ele aponta que é preciso garantir verbas federais para o novo aeroporto e para a duplicação da BR-101 Sul, criar condições para implantação de um porto turístico internacional e assegurar a coleta e tratamento de 100% do esgoto sanitário. Esses temas são considerados „de base`, isto é, envolvem não somente o turismo, mas tem relação direta com a questão e, por isso, há programas no MTur para a realização de projetos e obras como essas, vitais para Florianópolis e região”, explica. Dos 65 Destinos Indutores do Brasil definidos pelo Ministério, três estão em Santa Catarina – além da Capital, constam Balneário Camboriú e São Joaquim. O projeto prevê que estas cidades devem servir de modelo para o desenvolvimento turístico-regional, com as experiências bem-sucedidas devendo ser multiplicadas para os municípios "induzidos" em seus entornos.
(Portal De Olho na Ilha, 25/11/2009)
2º Festival Escola Aberta para a Comunidade
O 2º Festival Escola Aberta para a Cidadania: Educação, Inclusão e Cidadania será realizado no próximo sábado, dia 28 de novembro, das 9h às 12h, na Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche. O projeto irá reunir 13 Unidades Educativas. Na abertura do evento, destinado a comunidade em geral, será realizado um desfile do Boi-de-Mamão, que percorrerá o trajeto da escola até a praia do Campeche. O Festival mostrará os projetos da SME e dos seus parceiros e o público presente terá a oportunidade de participar de diversas atividades. Haverá Oficinas de Fuxico, Circo, Culinária, Biscuit, Reciclagem, Fauna Marinha, Cerâmica com Torno, de Grafite, Quik Massagem, Corte de Cabelo, Pintura Corporal e distribuição de balões, entre outras atrações, todas com o intuito de trazer benefícios à comunidade. A Oficina de Culinária, com Angélica Magalhães, oferece 50 vagas e será realizada das 9h às 11h. Para participar desta Oficina e da palestra “Uso de Drogas”, ministrada pelos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alberto Groisman, Fernando Luiz Salgado e Luciana Fernandes da Silva, os interessados devem se inscrever antecipadamente na secretaria da Escola B.M Brigadeiro Gomes ou pelo telefone 32374780.
Para as outras atividades a inscrição deverá ser feita na hora. Durante o Festival Escola Aberta também haverá orientação odontológica e distribuição de kits de limpeza bucal pelo projeto “Brasil Sorrindo”, que tem por objetivo a prevenção da cárie dentária. Utilizando uma unidade móvel odontológica, o Odontomóvel, os profissionais executam procedimentos básicos da odontologia, restaurações, extrações e tratamentosgengivais, além de aplicação de flúor. A Pastoral do Migrante da Catedral irá participar informando aos participantes sobre a Anistia concedida pelo Governo a todos os imigrantes ilegais que entraram no Brasil até fevereiro de 2009 e qual a documentação necessária para a Carteira de Identidade de Estrangeiro. Entre os convidados para o Festival estão o SESC, COMCAP, Aeronáutica, ACIF, FLORAM, CASAN, CEFID/UDESC, CELESC, ESAG Jr., Bombeiros, Fundação Municipal de Esportes, Fundação Catarinense de Esportes, Guarda Municipal, Balcão da Cidadania, Eletrosul, Casa Brasil, CUFA, MOVER/UFSC, Conexões/UFSC, Escoteiros de Santa Catarina, Federação Catarinense de Skate, Escola de Cabeleireiros Maria Bueno, Cia. do Bambu, 63º Batalha de Infantaria, 3ª Companhia de Polícia Militar e SETUF. Sobre o Projeto O Projeto Escola Aberta coloca a disposição da população as instalações e equipamentos das escolas municipais nos finais de semana, feriados e férias. Atualmente 13 unidades educativas participam do projeto que permite que alunos, pais e vizinhos possam usufruir no mesmo localde atividades esportivas, culturais, de inclusão digital, meio ambiente e capacitação profissional. Cada unidade decide se vai aderir ou não ao projeto, assim como é responsável pela definição de quais oficinas serão desenvolvidas no bairro.
(Portal De Olho na Ilha, 25/11/2009)
Florianópolis (SC) discute gestão dos Destinos Indutores
Entre hoje e amanhã (sexta, dia 27) acontece em Florianópolis, das 9h às 18h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), a 1ª Oficina do Projeto de Gestão dos 65 Destinos Indutores, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) com coordenação do Instituto Marca Brasil. No encontro deve ser apontado um diagnóstico em relação às principais necessidades da capital, com o estabelecimento das prioridades de ação. “É importante destacar que o MTur utiliza essa ferramenta para definir quais projetos podem ser incluídos, inclusive por meio de emendas, em seu orçamento”, afirma o diretor de Turismo da ACIF, Ernesto São Thiago. Três tópicos majoritários devem nortear a discussão: infraestrutura, capacitação e marketing interno e externo. No primeiro caso, conforme Thiago, os temas prioritários são os acessos à cidade e o saneamento. Ele aponta que é preciso garantir verbas federais para o novo aeroporto e para a duplicação da BR-101 Sul, além de criar condições para implantação de um porto turístico internacional e assegurar a coleta e tratamento de 100% do esgoto sanitário. Dos 65 Destinos Indutores do Brasil definidos pelo Ministério, três estão em Santa Catarina – além da capital, constam Balneário Camboriú e São Joaquim.
(Portal Pan Rotas, 26/11/2009)
(Estado – Notícias do Dia, 26/11/2009)
(Geral – Notícias do Dia, 26/11/2009)