Entrevista de Ernesto Santiago à CBN Diário, Programa Conversas Cruzadas:
Gerenciamento da costa em cidades que possuem áreas litorâneas.
Link:http://www2.clipagem.com.br/tvclip/bdtemp/2009/09/radio2304.rm
Entrevista à Radio Guarujá, Programa Conexão da Tarde:
Planejamento viário do Sul deFlorianópolis
Link: http://www2.clipagem.com.br/tvclip/bdtemp/2009/09/radio2304.rm
Zoneamento Costeiro por DILVO VICENTE TIRLONI*
Portanto, aqueles que têm a preocupação de que foi atribuída à prefeitura a competência de regulamentar a lei, fiquem tranquilos, os técnicos não poderão fugir aos diplomas legais.O que deve nos preocupar é o tempo para a sua regulamentação, em 90 dias. Esse prazo é muito reduzido para viabilizar todos os instrumentos necessários. Há necessidade de licitarestes serviços e o edital deverá esclarecer de forma clara e objetiva o que a lei determina.
Devemos seguir o mesmo exemplo da legislação sobre o saneamento básico, cujo “projeto geral” foi licitado e, no momento, se encontra em fase de finalização.Aprovados os instrumentos citados, Florianópolis poderá se livrar da insegurança jurídica, que tantos prejuízos tem causado a nossa cidade. Devemos saudar todos os segmentos dasociedade civil que batalharam na viabilização da lei e lutar, agora, para a construção do Zoneamento Ecológico Costeiro.
* Membro do Conselho Superior da Acif
(Artigos – Diário Catarinense, 24/09/2009)
(Cidades – Notícias do Dia)
(Coluna Luíza Gutierrez – Notícias do Dia 24/09/09)
(Correio Lageano – 23/09/09)
(Município Dia a Dia – Brusque 22/09/09)
OPINIÃO DC – Metrô a vista
(Visor – Diário Catarinense, 24/09/2009)
(Diário do Iguaçu – 22/09/09)
Fórum de Inovação
Florianópolis se prepara para receber o Fórum Global de Inovação e Empreendedorismo, que será de 26 a 30 de outubro. A realização do evento foi destacada pelo governador LuizHenrique e o secretário de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, na reunião da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, terça à noite. O evento, que era realizadopelo Banco Mundial na Índia, vai atrair cerca de mil profissionais de vários países, ligados a incubadoras e parques tecnológicos.
(Coluna Estela Benetti – Diário Catarinense, 24/09/2009)
Vendas em alta e estoques sob alerta
A Berlanda está antecipando sua programação de compras para minimizar a falta de produtos a véspera do Natal. O presidente da rede, Nilso Berlanda, diz que estes produtos já começama faltar e a situação tende a se agravar no final do ano.
O diretor comercial das Lojas Koerich, Ronaldo Koerich, também estima crescimento nas endas de Natal e confirma que alguns produtos já estão em falta na rede.
– Alguns modelos de aparelhos de televisão, por exemplo, estão em falta. A redução do IPI e s juros mais baixos beneficiaram o consumidor. Diante das dificuldades deste ano, vamostentar recuperar no Natal – diz.
Setembro mostra sinais de reação
– A crise perdeu força de forma significativa. Setembro abriu um novo humor, com alta nas vendas.
O presidente da Confederação Nacional do Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, diz que para o país, o varejo aposta em vendas até 10% superiores às de 2008,sustentadas pelo consumo das famílias das classes C, D e E, que entraram no mercado e têm demanda reprimida.
– A CNDL aconselha os comerciantes a conversarem com a indústria e a fazerem os estoques necessários para evitar a falta de produtos – alerta.
* Expectativa nacional é aumentar em 10% as vendas do comércio para o final deste ano, em relação a 2008
* Mais confiante, lojista de SC aponta até 30% de incremento das vendas, mas vê risco de estoques não estarem preparados
(Economia – Diário Catarinense, 24/09/2009)