Em mais um voto de confiança no potencial turístico do Estado, a Alliance eventos, empresa do novo presidente da Acif, Doreni Caramori, mais os seus sócios Pedro Freitas e Eduardo Gutierrez, vai lançar nesta quinta-feira, o Festival de Inverno da Serra Catarinense. O novo evento será apresentado a partir das 15h, no Festival de Integração Multicultural Catarinense, o FIMC, no CentroSul, que acontece paralelamente ao Congresso Mundial de Turismo.
O novo evento será a partir de junho nas cidades de São Joaquim, Urubici, Lages e Bom Jardim da Serra, com uma série de atividades para toda a população, entre as quais apresentações musicais, cênicas, gastronomia e vinhos. A intenção é desenvolver o turismo na serra de SC a exemplo do que faz o Rio Grande do Sul na Serra Gaúcha, São Paulo em Campos do Jordão e o Rio de Janeiro, em Petrópolis.
(Blog Estela Benetti – Diário.com)
Projetos ao turismo somam R$ 13,5 bi
O portfólio de alternativas para investimentos no setor turístico em Santa Catarina, que será apresentado a investidores durante o Congresso Mundial de Turismo que começa amanhã, no Costão do Santinho, em Florianópolis, será da ordem de R$ 13,5 bilhões.
Conforme o secretário de Estado de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, a lista inclui projetos novos em fase de licenciamento, projetos já licenciados e outros que já foram instalados parcialmente. O objetivo é informar as alternativas a investidores e, depois, será mantida uma equipe para acompanhar a evolução de possíveis parcerias. Lummertz explica que, em alguns casos, pode haver apenas troca de conhecimentos, e, em outros, a emissão de turistas.
O maior projeto é o Quinta dos Ganchos, em Governador Celso Ramos, que prevê investimento de R$ 2,5 bilhões em complexo residencial e de lazer, informa o consultor Marcelo Fett, que integra a equipe que elaborou o documento catarinense. Segundo ele, esse projeto aguarda licença ambiental do Instituto Chico Mendes.
Outros grandes projetos são a construção de marina e a instalação de campo de golfe no parque Beto Carrero, em Penha.
(Coluna Estela Benetti – Diário Catarinense)
Tudo pronto no Costão
O Costão do Santinho Resort está com tudo pronto para receber os participantes do evento anual do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). O presidente do conselho do grupo, Fernando Marcondes de Mattos, adianta que os quartos estão com enxovais novos para o conforto dos visitantes.
As obras no Pavilhão Tuguá, que sediará os painéis do evento, ficarão prontas hoje, ao meio-dia.
(Coluna Estela Benetti – Diário Catarinense)
Furlan no Congresso
O presidente da Fundação Amazonas Sustentável, o ex-ministro Luiz Fernando Furlan, que agora também preside o conselho da Sadia, deverá participar do jantar de gala do evento do WTTC, sexta à noite, no Costão do Santinho.
É que o jantar vai arrecadar fundos para a Fundação Amazonas Sustentável construir uma escola na Amazônia. Esta será a colaboração socioambiental do congresso.
(Coluna Estela Benetti – Diário Catarinense)
“Florianópolis Recebe”. Esse o nome da nova campanha promovida pelo Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC) para o 9º Fórum Mundial de Viagens e Turismo do World Travel and Tourism Council (WTTC). O evento ocorre de 14 a 17 de maio em Florianópolis. Entidades como a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), a Fecomércio/SC, o Sebrae, o CDL, Florianopolis Convention Bureau, o SESC e o Sinapro/SC trabalham unidas na campanha que tem como objetivo promover e mostrar aos participantes as belezas da capital catarinense.
A iniciativa tem duas frentes de trabalho – uma liderada pela Câmara de Articulação e Mobilização Social e outra pela Câmara de Divulgação. No último dia 29, por exemplo, a Câmara de Mobilização promoveu uma reunião com a participação de centenas de líderes comunitários. Durante o evento, no auditório da Fecomércio/SC, os participantes se comprometeram a pôr em prática uma série de ações em cada comunidade.
Essas ações deverão ser repetidas anualmente. "Como a criação do projeto foi motivada pela realização do WTTC, sua repetição anual será um dos legados que este evento de importância mundial deixará para a cidade", diz Ernesto São Thiago, que é representante da ACIF no grupo.
As peças têm como slogan a frase: “Quando todos se juntam a cidade fica muito mais limpa”. "O Florianópolis Recebe” é uma ação de sensibilização para todos os habitantes da capital cuidarem melhor da sua cidade. Com isso, todos estarão ganhando – nós, moradores, e os turistas, já que a idéia central é perenizar", diz o diretor do Sinapro/SC, Kiko Silva, e da TZQG, agência que produziu o material. Além dos cartazes, banners e flyers, também foram produzidas camisetas especialmente para a ação.
(Noticenter.com.br)