O empresário Doreni Caramori Júnior foi eleito o novo presidente da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), que reúne 1,9 mil empresas da região. A posse está marcada para o dia 23 de maio, quando a ACIF completa 94 anos. Doreni Caramori Júnior, aos 29 anos, é o mais jovem presidente a assumir o cargo. “Vamos trabalhar com todos aqueles que enxergam as grandes oportunidades existentes para transformar Florianópolis, definitivamente, em uma das principais cidades do país para se viver, trabalhar e fazer negócios”, afirma ele.
Diplomado em Administração de FGV (Empresas pela Fundação Getúlio Vargas) e bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Doreni Caramori Júnior também fez pós-graduação em Matemática Aplicada em Finanças na USP e atua em diferentes ramos de negócios: é sócio da Alliance Eventos, uma das principais empresas promotoras de eventos da Região Sul (que produz o Folianópolis), da Locus (business center), e da Blue Ticket (comércio eletrônico). Tem ainda uma consolidada trajetória no associativismo, tendo ocupado também presidência da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (atualmente é presidente do Conselho Superior) e a primeira vice-presidência da ACIF na gestão que se encerra.
A eleição de Doreni Caramori Júnior foi marcada pelo consenso: pela primeira vez nos últimos anos da entidade, não houve disputa ou composição entre grupos, e os principais ex-presidentes da instituição assinaram requerimento propondo chapa única: Alaor Tissot, Dilvo Tirloni, Fernando Demetri, Vinicíus Lummertz, Armando Gonzaga e Oswaldo Moritz. Com a posse de Caramori, o atual presidente Dilvo Tirloni assume vaga no Conselho Superior da entidade.
(Noticenter)
Cresce interesse pelo Congresso do WTTC
O presidente executivo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Jean-Claude Baumgarten, que esteve ontem, em Florianópolis, para visitar a infraestrutura preparada para o Congresso Mundial de Turismo, que será realizado a partir do dia 14 próximo, disse que há um crescente interesse dos empresários ligados ao conselho em participar do evento.
Conforme Baumgarten, eles argumentam que é preciso fazer alguma coisa para melhorar o setor, que está sofrendo em função da crise global. O evento também gerou interesse em Montevidéu, Uruguai, onde o governador Luiz Henrique (E) esteve, ontem, para convidar lideranças.
Além da confirmação de uma comitiva, o ministro do Turismo do país, Héctor Lezcano (D), disse que o próprio presidente do país, Tabaré Vázquez, poderá vir para conversar com o presidente Lula.
A infraestrutura preparada para o congresso, incluindo novo centro de convenções no Costão do Santinho, agradou a Baumgarten, que veio acompanhado da vice-presidente do WTTC, Ufi Ibrahim.
(Coluna Estela Benetti – Diário Catarinense)
Uruguaio vem debater turismo
O governador Luiz Henrique reuniu-se ontem com o ministro de Turismo do Uruguai, Héctor Lezcano, e com o chanceler Gonzalo Fernández, em Montevidéu.
O ministro confirmou presença de uma delegação uruguaia na 9ª Conferência Global sobre Viagens e Turismo 2009,que acontece de 14 a 17 de maio, em Florianópolis. O chanceler disse que o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, também deve comparecer, devido à relevância da ocasião. Para Luiz Henrique, o Uruguai trata o Turismo como uma atividade prioritária.
– Esta nação tem entendido a importância do setor como atividade econômica e a relação que o setor tem com esporte e cultura.
No Uruguai, além da exportação de carne, o Turismo tem sido uma área muito importante para o PIB.
– Sabemos da grandeza do evento e do que significa se reunir com líderes mundiais do Turismo pela primeira vez na América Latina – disse o ministro Lezcano.
O governador também recebeu o chanceler Gonzalo Fernández e a intendente interina de Montevidéu, Hyra Rodriguez, além de empresários e lideranças locais para apresentar o evento e mostrar as potencialidades do Estado de Santa Catarina.
A reunião do WTTC (Conselho Mundial de Viagem e Turismo, da sigla em inglês) terá sua nona edição realizada no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, e vai reunir líderes mundiais das cem empresas mais expressivas do Turismo, além de líderes governamentais.
O tema central do encontro é “Parcerias reais, energizando economias”, um assunto formatado para estimular a discussão aberta sobre os mais de 10 fóruns que versam sobre o impacto do turismo sustentável na economia atual.
(Economia – Diário Catarinense)
Todos conhecem os problemas da mobilidade urbana de Florianópolis. Cabe agora centralizar todas as informações existentes e construir uma cultura de gerenciamento do transporte urbano, implantando ações que levem a uma gradual, permanente e eficiente gestão do sistema. A maioria das cidades que ultrapassam os 500 mil habitantes tem necessidade de uma organização independente para tratar da mobilidade urbana. Florianópolis passará a ter 800 mil moradores nos próximos 20 anos e dos atuais 200 mil veículos, irá contar com mais de 500 mil. Impõe-se o planejamento. Uma companhia municipal de engenharia de transportes e tráfego pode ser o órgão de planejamento dos sistemas de trânsito e tudo o que a eles se relacionar. São tarefas difíceis, exigem pessoas especializadas para entender os complexos modelos estatísticos, matemáticos, as simulações necessárias.
Na infraestrutura, sobressaem os projetos relacionados ao sistema viário, marítimo, teleféricos, alargamento das SCs entre outros. Deve-se ressaltar que o principal projeto viário para resolver o acesso ou saída da Ilha passa pelo “Contorno de Florianópolis”, entre os municípios de Tijucas (Rio Inferninho) e Palhoça (posto Fiscal) numa extensão de 47 quilômetros, passando “por fora” da região metropolitana. O tráfego da BR-101 seria desviado e o atual trecho da BR-101 Biguaçu/Palhoça seria transformado em uma larga “avenida metropolitana”. Há ainda um terceiro vetor a ser considerado: a disponibilização dos serviços públicos e urbanos nos distritos da Ilha, evitando a necessidade de deslocamento até o centro da capital. Com a recente criação do Fórum Parlamentar da Região Metropolitana, devemos defender a discussão desses problemas.
Presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif)
(Artigos – Diário Catarinense)
Conferência lançada em SP
A 9ª Conferência Global sobre Viagens e Turismo 2009, marcada para Florianópolis, vai ser apresentada hoje em São Paulo. A reunião terá sua nona edição realizada no Costão do Santinho Resort, e vai reunir executivos das cem empresas mais expressivas do Turismo, além de líderes governamentais.
O tema central do encontro é “Parcerias reais, energizando economias”, um assunto formatado para estimular a discussão aberta sobre os fóruns que vão discutir o impacto do turismo sustentável na economia atual.
A apresentação, que será no Hilton Hotel, vai ter a participação do presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, em inglês), Jean-Claude Baumgarten; da executiva do WTTC, Ufi Ibrahim; da presidente da Embratur, Jeanine Pires; do prefeito de Florianópolis, Dário Berger; e do governador Luiz Henrique da Silveira.
Ontem, Luiz Henrique se reuniu-se ontem com o ministro de Turismo do Uruguai, Héctor Lezcano, e com o chanceler Gonzalo Fernández, para convidá-los a participarem do evento. O chanceler disse que o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, deve comparecer.
(Economia – A Notícia)